SEGURANÇA

Segurança cibernética é tecnológica, é política e é estratégica para um País

Por Roberta Prescott e Pedro Costa ... 27/05/2019 ... Convergência Digital

A segurança cibernética não é apenas uma questão tecnológica; ela é prioridade política para defender não somente os sistemas de informática, como também as infraestruturas críticas de um País. Em entrevista à CDTV, durante o Painel Telebrasil 2019, realizado de 21 a 23 de maio, em Brasília, o diretor de relações governamentais e regulatórios da Huawei, Carlos Lauria, explicou como a mudança dos estilos dos ataques e o aumento das espionagens obrigaram a fornecedores e aos especialistas em segurança cibernética a repensarem a estratégia.

Lauria explicou que os projetos de segurança cibernética devem considerar todos os dispositivos conectados às redes, além da infraestrutura em si. "Uma grande ferramenta para quem quer invadir um sistema é a engenharia social, porque se pode invadir um sistema com a senha de uma pessoa. Existe todo um ecossistema que tem de ser alimentado com informação", disse. 

Lauria destacou que existem várias formas de ataques que podem vir desde os sistemas automatizados de bombardeios para descobrir senhas e quebrar criptografia, o que demanda poder computacional, até por meio de falta de cuidados das pessoas que permitem que os sistemas sejam invadidos. Além disto, os equipamentos podem ser dotados de dispositivos de segurança. "Se os seus produtos já não saem de origem com a preocupação de ter segurança, desde o nascimento dele, é muito difícil corrigir depois. Milhares de sensores estão sendo implantados todos os dias e eles teriam de ter segurança no início; é uma preocupação que deve existir desde a concepção do projeto." Assistam a entrevista.


Matérias relacionadas
Internet Móvel 3G / 4G ... 21/05/2020
Huawei tem novo CEO para conduzir negócios no Brasil
Internet Móvel 3G / 4G ... 15/05/2020
EUA restringem vendas de chips para Huawei

Administradora de shopping centers revela ataque cibernético

Ao mercado a Aliansce Sonae informou que a invasão aconteceu em maio e a companhia admite que, algumas informações possam ter sido acessadas, mas que elas não eram estratégicas.

PF caça quadrilha que teria vazado dados do presidente Bolsonaro e de mais de 200 mil servidores

Ação policial acontece nos Estados do Rio Grande do  Sul e Ceará. Organização teria invadido sistemas de universidades, prefeituras e câmaras de veradores.

Light confirma ataque cibernético e cobrança de resgate em bitcoin

Custo do resgate solicitado teria chegado a R$ 37 milhões e não há informação se o montante foi pago ou não. Todo o incidente aconteceu na área de TI e não houve consequência na distribuição ao consumidor.

Microsoft faz megacorreção de vulnerabilidades de segurança

Companhia lançou correções para 129 vulnerabilidades, sendo 11 consideradas como críticas, que incluem o Office, SharePoint, Visual Studio e outros.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G