GESTÃO

Serpro quer ser integrador do Governo em Internet das Coisas

Luís Osvaldo Grossmann ... 18/07/2019 ... Convergência Digital

O Serpro abriu nesta quinta-feira, 18/7, uma consulta pública tendo em vista a contratação de solução gerenciamento de dispositivos de internet das coisas, com serviço de instalação, configuração e parametrização. O objetivo da estatal é, expressamente, se tornar integrador de soluções, de olho em ofertas especialmente para o governo federal, mas também estaduais e municipais. 

“O Serpro se posiciona como o agente integrador de tecnologias de Iot e sistemas estruturantes de governo. Desta forma, o Serpro incluiu como objetivo estratégico a implantação da plataforma de internet das coisas em ambiente produtivo ainda esse ano”, informa a estatal. 

A ideia, explica ainda o Serpro é que “essa plataforma permitirá o gerenciamento de dispositivos, recebimento e envio de dados além de integração com sistemas estruturantes. O público-alvo a que se destina, pode passar pelas esferas municipais, estaduais e federais de governo além do envolvimento com iniciativas privadas. Ela viabilizará novos negócios no universo de coisas autônomas além dos acordos de cooperação técnica já firmados com a empresa.”

Com esse objetivo, o Serpro prepara a contratação da solução de gerenciamento dos dispositivos conectados. Entre as premissas dessa contratação, a estatal adianta que o modelo deverá ser de instalação dentro da nuvem do Serpro,  permitindo que as atividades de monitoramento do ambiente, bem como o gerenciamento, instalação possa também ser realizada pela estatal. 

Aponta, ainda, que funcionalidades relacionadas ao gerenciamento de dispositivos devem ser ofertadas via interface web, e via API para acesso externo à solução. Que também deve possibilitar a integração com algoritmos de inteligência artificial para o processamento de texto, imagens, vídeos, e outros algoritmos aplicáveis. 

Explica a estatal que “a solução de Gerenciamento de Dispositivos IoT deve ser fornecida na forma de uma plataforma integrada de tecnologia para dar suporte a todas as iniciativas do Serpro que envolvam o gerenciamento de dispositivos, recebimento e envio de dados para dispositivos sob protocolos mqtts, mqtt, http, https”. 

Assim, o objetivo dessa consulta pública é colher proposta, críticas e sugestões, que servirão de base para licitação a ser realizada logo em seguida. Os questionamentos e sugestões devem ser enviados para os e-mails: leandro.silva@serpro.gov.br ou eliezer.trajano@serpro.gov.br, desde esta quinta e até o próximo 29/07. Mais informações neste link


eSocial: Alterações relativas à contribuição previdenciária estão no ambiente de testes

O comitê do eSocialdiz que para permitir que empregadores e desenvolvedores façam testes foram estabelecidas datas fictícias relativas às faixas de salário de contribuição.

Aplicativo do governo mostra devedores da União e FGTS

Batizado ‘Dívida Aberta’, app para celulares e tablets permite consulta por nome, CPF ou CNPJ, ou mesmo pelo mapa do Brasil. 

Secretário de Desestatização acusa Serpro e Dataprev de venderem dados pessoais

"Se fosse (empresa) privada não aconteceria", alegou o Secretário de Desestatização do Governo Bolsonaro, Salim Mattar, em entrevista à radio Gaúcha. Fenadados promete processar Mattar por calúnia.

Empresas de software reagem a novo imposto no Rio de Janeiro

Tributo, oriundo do Fundo Orçamentário Temporário (FOT), passaria a valer a partir de 01 de janeiro, mas liminar, concedida à FIRJAN, adiou a cobrança para março. "Legislação é inconstitucional e vamos reagir", diz o presidente do TI Rio, Benito Paret.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G