Home - Convergência Digital

Campo conectado exige a instalação de muita antena

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro - 17/09/2019

Em parceria com a Anatel, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou um estudo nacional para entender qual será a melhor política pública para levar conectividade ao campo para viabilizar a agricultura 4.0. Ao participar de painel sobre AGROTIC, no Rio Info 2019, evento que acontece esta semana, no Rio de Janeiro, o diretor de Inovação do MAPA, Luís Cláudio França, antecipou parte dos resultados do levantamento, que será divulgado até o final do mês, em Brasília.

Um ponto-chave para incrementar a conectividade é a urgente necessidade de implantação de mais antenas no campo. O levantamento, conta França, mostra que a instalação de 2400 novas antenas permitiria levar conectividade para 107 milhões de hectares. "Entendemos que há regiões onde a cada R$ 1 real investido, o retorno esperado é de R$ 7.00. Mas também temos regiões onde há a exigência de uma política pública para assegurar os investimentos de conectividade", pontuou o diretor de Inovação do MAPA.

França lembra que o Brasil possui hoje cerca de 97 mil antenas instaladas, quando países como Estados Unidos e China, têm quase 10 vezes mais antenas para atender as suas demandas de conectividade. "Um dos nossos trabalhos é sentar com os responsáveis pelo meio ambiente para ver a melhor forma de adequar as antenas e a necessidade de preservação", contou França no debate sobre o uso de tecnologia no campo. Assistam a entrevista com Luís Cláudio França, do MAPA.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

12/08/2020
Lei de inovação de Florianópolis bancou case brasileiro de rastreamento da Covid-19

31/07/2020
Huawei defende reserva de 500 MHz da faixa de 6GHz para as teles

31/07/2020
Qualcomm defende faixa de 6GHz para não licenciados atenta ao 5G

17/07/2020
4G LTE faz Neoenergia avaliar 5G para missão crítica no Brasil

27/03/2020
Laura, a IA nacional que já salvou 12 mil vidas, entra no combate ao Coronavírus

19/02/2020
Defesa Cibernética: 5G do Brasil deve resistir a riscos de qualquer empresa ou nação

07/01/2020
O carro será uma Internet das Coisas

25/11/2019
OVUM:Consolidação é inevitável nas operadoras competitivas

18/11/2019
Vogel Telecom entra na disputa pelo mercado de atacado e redes neutras

12/11/2019
Datora se prepara para participar do leilão 5G

Destaques
Destaques

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Claro: Sem antenas, São Paulo fica fora do 5G

CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, criticou a miopia de executivos que ainda insistem em colocar restrições à implantação de antenas, como acontece na cidade de São Paulo. "5G é a grande plataforma para permitir um salto econômico mais vigoroso", advertiu.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site