GESTÃO

Fintechs paulistas são selecionadas pelo BNDES para atuar com PMEs

Convergência Digital* ... 13/05/2019 ... Convergência Digital

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) selecionou as duas primeiras fintechs – empresas tecnológicas voltadas para serviços financeiros, com custos operacionais mais baixos se comparados aos bancos tradicionais – que atuarão em parceria com a instituição para ampliar o acesso ao crédito de micro e pequenas empresas.

As paulistas MarketUP e a Omie, que oferecem sistemas eficientes para gestão de processos como contas a pagar, controle de estoque, carteira de clientes e fornecedores, relatórios gerenciais e vendas, já estão credenciadas a operar na plataforma online Canal MPME, uma linha de comunicação direta do BNDES com micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

As empresas foram finalistas do Desafio BNDES Fintech, concurso promovido pelo Banco em 2018 com o objetivo de fomentar o ecossistema, incentivar o desenvolvimento de soluções para os problemas de acesso ao crédito e ajudar na divulgação e promoção dos produtos e serviços oferecidos pelas fintechs. Ao todo foram selecionadas 34 empresas, que atenderam a requisitos como integração a plataformas digitais, digitalização de processos, blockchain e facilitação de crédito a MPMEs, entre outros.

Segundo o superintendente da Área de Operações e Canais Digitais do banco de fomento, Marcelo Porteiro, “a parceria com fintechs é parte da estratégia de digitalização e open banking do BNDES, promovendo integração com soluções para melhorar a experiência dos clientes da instituição, de forma a contribuir para o sucesso dos negócios das empresas de menor porte”.

Rodrigo Moreno, diretor de Negócios da MarketUp, explica que a fintech foi criada com o propósito de apoiar as MPMEs de todo Brasil por meio da oferta de um software de gestão e automação comercial que não representasse um ônus às companhias. “Por isso nossa solução é 100% gratuita”. Segundo ele, a parceria com o BNDES, fomentando o desenvolvimento do pequeno negócio com um crédito mais saudável e finanças mais equilibradas, é um marco na história da empresa.

“É mais uma oportunidade de ampliar a prosperidade das MPMEs brasileiras, ajudando-as a superar o obstáculo do acesso a crédito e fazendo com que elas realizem todo seu potencial”, analisou Marcelo Lombardo, cofundador e chief executive officer (CEO) da Omie. “Tenho certeza de que a iniciativa trará ótimos frutos para o Brasil”.

Destinado a pessoas jurídicas com faturamento anual de até R$ 300 milhões, o Canal MPME permite que as empresas de menor porte solicitem financiamento ao BNDES de forma online, sem precisar visitar um banco repassador de recursos para iniciar a busca, garantindo agilidade na solicitação do financiamento, ampliação do acesso à rede de agentes financeiros credenciados, transparência no acompanhamento e aumento da chance de concessão do crédito.


Cartilha do MCTIC ao Congresso lista 150 programas que precisam de orçamento

Documento reúne sugestões como Gesac, redes de fibra óptica no Norte, Nordeste, base de Alcântara, satélite, entre outros. 

Teles adotam Código de Conduta de Telemarketing

São seis princípios básicos, entre eles ligações apenas em horários adequados e respeitar o desejo do consumidor que não quiser receber ligações. Segundo a Anatel,desde julho, quando foi criada a plataforma 'Não me Pertube', mais de dois milhões de telefones foram bloqueados para as operadoras.

Britânia adere à inteligência artificial na gestão e nos produtos

"A nossa ideia é ter pessoas qualificadas pensando em produtos melhores e não em funções repetitivas", diz a gerente de Marketing, E-commerce e parcerias da indústria, Samanta Puglia. A executiva admitiu que essa guinada já trouxe dores, entre elas, a mudança do quadro de pessoal.

Paraná adota Inteligência Artificial em serviços ao cidadão

Os serviços desenvolvidos pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)são as ferramentas eleitas pelo Governo do Estado para ampliar a digitalização dos serviços, revela André Telles, assessor especial de Gestão Inteligente e Inovação.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G