GESTÃO

Ceará avança com PPPs para ser um hub nacional de TICs

Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos ... 16/11/2018 ... Convergência Digital

O Ceará quer ser um estado 100% digital nos próximos cinco anos e para isso está criando uma série de medidas para se tornar também um hub nacional de TICs, revela o secretário de Planejamento do Ceará, Francisco Queiroz Maia Jr. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o XI Seminário TelComp 2018, realizado no dia 13 de novembro, em São Paulo, Maia Jr. disse que o Ceará quer dar um salto na gestão pública.

"A tecnologia será o vetor para nos permitir dar esse protagonismo nacional na gestão pública. Temos o equilíbrio fiscal como garantia para os investimentos e estamos apostando muito na formação de capital humano. Na prática, o Estado precisa entregar mais serviços para a população, especialmente, na saúde, segurança e educação", observa o secretário de planejamento do governo cearense. Para ser um hub nacional de tecnologia, o Ceará está transformando a ETICE, empresa estatal de TI, em uma companhia de economia mista e voltada a ser uma integradora de serviços.

"Foi assim que viabilizamos as PPPs (Parcerias Público-Privadas). Hoje temos uma rede de fibra óptica que alcança 113 dos 134 municípios do Estado. Muito dessa capilaridade veio de termos feitos acordos de compartilhamento e swaps com as operadoras competitivas e provedores Internet, uma vez que as teles deixaram muitos municípios desassistidos". Maia Jr. conta à CDTV os planos para a atração de novas empresas para o Ceará e os planos do Estado. Assistam a entrevista.


Plataforma consumidor.gov.br atinge a marca de 2 milhões de registros

No ano passado, o índice médio de solução de conflito foi de 81%.  Projeto completa cinco anos e envolve a Secretarian Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e o Tribunal de Justiça de São Paulo.

Projeto de Lei quer enquadrar apps como 99 e Uber no Código do Consumidor

Hoje, diz o autor do PL, deputado Sérgio Vidigal (PDT/ES), o atendimento desses aplicativos é insatisfatório e viola as normas existentes de defesa do consumidor. Uma das medidas impostas é a obrigação de ter um SAC por telefone, funcionando 24 horas.

INPI promete reduzir prazo para registro de chips de 70 para 7 dias

Sistema batizado ‘e-Chip’ permitirá a solicitação online no caso de topografias de circuitos integrados. Plano de digitalização dos serviços também prevê que o Instituto vai aceitar pagamento por cartão, no lugar da GRU. 

Governo de São Paulo oficializa programa SP Sem Papel

Primeira etapa do projeto será implantada neste mês nas Secretaria de Governo, Casa Civil, Fazenda e Planejamento, Educação, Saúde, Desenvolvimento Regional e na Prodesp. Iniciativa será finalizada em 2020, com a adesão da administração indireta. Servidores serão treinados por EAD.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G