INTERNET

Agrotools: É preciso regular e definir quem é o dono do dado

Roberta Prescott e Pedro Costa ... 10/11/2017 ... Convergência Digital

O Brasil já é grande usuário da agricultura de precisão e da análise de dados do campo para melhor as culturas. "Estive com os 200 maiores produtores nacionais e entre 20% e 25% deles usam agricultura de precisão e eles têm interesse em expandir isto, porque leva a melhor utilização de insumos e maior produtividade. São forças econômicas que levarão a transformação digital do agronegócio", disse Fernando Martins, presidente da Agrotools, em entrevista em vídeo à CDTV, durante o 31º Seminário Internacional ABDTIC, realizado nos dias 07 e 08 de novembro, em São Paulo.

A Agrotools coleta dados públicos e prove insights para corporações envolvidas com o agronegócio, de bancos e seguradoras a produtoras rurais e varejistas. A empresa utiliza dados de satélites que são observações públicas, mas reconhece que ainda é preciso definir o quem é o dono do dado e como regular estes dados.

Martins explicou que é importante não se identificar o indivíduo, mas os dados da produção, se está plantando cana ou soja, são público até para atender ao Estatuto da Terra, que verifica se a terra está ou não em uso.  Na entrevista, Martins também opina que o projeto de lei do Senado PLS 330/2013 deveria ser mais flexível para suportar modelos de usos de dados que não inviabilize negócios. Assista:


PMEs: mais de 50% usam Internet via cabo, com velocidades entre 1Mpbs a 10 Mpbs

Levantamento TICs Empresas 2017 mostra ainda que apenas 19% das PMEs vendem produtos via Internet no Brasil.

Proteste pede que Google e Facebook expliquem uso de dados no Brasil

Com a autorização do TSE para “impulsionamento” de conteúdo eleitoral, entidade cobra as condutas das redes para uso dos dados.

NIC.br ativa OpenCDN em Salvador

Cidade tem número expressivo de redes interligadas ao IX.br.  Em maio, tráfego nos IX bateu a marca de 5 terabits por segundo.

Comércio eletrônico no Brasil deixa de faturar R$ 407,2 mi com greve de caminhoneiros

Levantamento da Ebit diz que pouco mais de 860 mil pedidos deixaram de ser feitos pelos consumidores durante os 11 dias de paralisação dos caminhoneiros.

InternetSat entra na briga da banda larga via satélite para o B2B

A partir deste mês, o peradora passa a atender a 100% do território brasileiro com Internet banda larga via satélite, com tráfego ilimitado e  acompanhado de telefonia com uma ampla gama de serviços customizados para o mercado corporativo.

Revista Abranet 24 . maio-junho-julho 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 A Convenção Abranet 2018 reuniu, na Bahia, cerca de cem empresas de internet. As discussões foram além do dia a dia e abordaram aspectos como planejamento, inovação e estratégia.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G