INOVAÇÃO

Satélite 100% elétrico da Eutelsat já está em serviço

Da redação ... 22/11/2017 ... Convergência Digital

O satélite totalmente elétrico EUTELSAT 172B já está em serviço, oferecendo conectividade e transmissão de dado para usuários da vasta região que vai deste a costa oeste da América até a Ásia, Oceania e sobre o Oceano Pacífico. A empresa informa que a transferência dos serviços do EUTELSAT 172A para o EUTELSAT 172B foi realizada sem contratempos, em uma série de manobras noturnas. Agora o satélite EUTELSAT 172A poderá ser deslocado para uma órbita alternativa, atendendo clientes da região Ásia-Pacífico.

Lançado em junho deste ano, o EUTELSAT 172B passa a ser o satélite que alcançou mais rápido a sua órbita geoestacionária (em apenas quatro meses) usando propulsão elétrica; e é também o primeiro otimizado para a conexão em voo ao redor da região do Oceano Pacífico. Sua inovadora tecnologia de alta transferência de carga útil, formada por 11 feixes direcionáveis (spotbeams), irá transformar o rendimento do sinal, capacitando sua força para ser dinamicamente alocada nas rotas de alto tráfego de aeronaves da região Ásia-Pacífico. Isso irá permitir à Panasonic, o maior cliente de dados via satélite, melhorar o nível de serviços para as linhas aéreas, atendendo melhor as demandas de seus passageiros.

Além da alta taxa de transferência de carga útil, o EUTELSAT 172B irá aumentar significativamente a largura de banda na posição 172º Leste com capacidade de banda C, assim como a capacidade de banda Ku flexível, distribuída em cinco áreas de serviço de Widebeam interligadas. A capacidade de banda Ku do satélite será utilizada para fornecer televisão em tempo real para passageiros em voo, além de permitir conectividade marítima, de vídeo, empresarial e oferecer infraestrutura de rede para celulares e serviços governamentais.




TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

EDP busca startups no setor elétrico

Free Electrons Global Accelerator - evento criado pela empresa que atua em todos os segmentos da cadeia elétrica - vai levar empreendedores para o Vale do Silício, Austrália e Berlin.

Algar Tech cria a Duda, sua plataforma de Inteligência Artificial

Plataforma está sendo usasda em atendimento via apps de mensageria no processo de renegociação de dívidas, que passou a ser 100% sem interferência humana.

Inovação que dá certo é a que une a grande empresa à startup

A burocracia é um grande entrave à inovação, mas o ponto mais crítico é a falta de interação entre o mercado e as boas ideias das startups, observam Rafael Duton e Alexandre Castro, do Oito, da Oi.

Oi investe em startups para ter 'inovação correndo nas veias'

Empresa ativou o Oito, hub de empreendedorismo e inovação no Rio de Janeiro.

Intel: Brasil fica fora dos mercados de IA, IoT e 5G se olhar apenas para o 'próprio umbigo'

"Não há como ser um ator global sem produzir tecnologia para a exportação", advertiu o diretor-geral,Maurício Ruiz. Empresa quer se redimir dos erros e garantir o protagonismo no 5G. Sobre produção local, mesmo com o boom das memórias, o executivo diz ser 'muito difícil'.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G