GOVERNO » Legislação

Dois anos depois, Kassab diz que regulamentação do marco legal de C&T está pronta

Luís Osvaldo Grossmann ... 14/12/2017 ... Convergência Digital

Quase dois anos depois da sanção da Lei 13.243/16, batizada de Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, o governo indica que vai ser publicada ainda nesta semana o Decreto que regulamenta as mudanças trazidas pela nova legislação. “Nossa expectativa é de que o Decreto seja publicado amanhã, 15/12”, disse o ministro Gilberto Kassab nesta quinta, 14/12, ao anunciar um plano de incentivo à manufatura avançada no país. 

Como explica o secretário de desenvolvimento tecnológico e inovação, Álvaro Prata, “foi um trabalho complexo, amplo e difícil”, que envolveu negociações com a comunidade científica e, mais ainda, com demais áreas do governo, notadamente os ministério de Fazenda e Planejamento. 

“Não é simples, porque há muitas simplificações, benefícios. Por exemplo, a lei estabelece que a importação de produtos intermediários deve ser facilitada. Mas como fazer isso? Tem que ser junto com Fazenda, Planejamento. Foi o que levou tanto tempo”, disse. 

A regulamentação prevê, por exemplo, que ICTs ou mesmo empresas públicas ficam autorizadas a participar do capital social de empresas com o propósito de desenvolver produtos ou processos inovadores, ou ainda outras formas de parceria público-privada. “Traz facilidades para a maneira como as instituições de C&T interagem com as empresas. Por exemplo, cedendo espaço público da universidade para empresas se instalar”, diz o secretário. 

“A própria prestação de contas era uma coisa complexa. Os órgãos de fomento tinham uma tradição de se preocupar mais com os procedimentos que o resultado. Se salvou o doente, mas comprou uma tesoura sem licitação, não aprova. Agora, o que interessa é o resultado. Claro que os procedimentos têm que ser feitos corretamente, mas vamos analisar sobretudo o resultado.”


Consumidor com mais de três linhas telefônicas em casa pode ter de prestar contas à Justiça

Proposta de projeto de Lei foi apresentada pelo Deputado Heuler Cruvinel (PSD/GO), com o intuito de reprimir golpes telefônicos. Se passar, as operadoras de telefonia tereão de notificar as autoridades de segurança em até 48 horas.

Carteira de trabalho digital tem mais de 110 mil downloads

Foram 2,6 mil downloads por dia desde o final de novembro quando o aplicativo foi lançado. A maior parte dos downloads foi para o Android.

Confederação de teles e TI quer R$ 1 bilhão para Sistema S das TICs

“Nossa prioridade para 2018 é garantir os recursos para esse sistema fazer frente às necessidades de formação e capacitação para a transformação digital”, diz o presidente do Sinditelebrasil, Eduardo Levy. 

Governo retoma piloto de IoT com chips para coleta de dados

Governo criou um comitê interministerial para integrar as políticas de RFID às do Plano Nacional de Internet das Coisas. Iniciativa, parada há três anos por falta de consenso, batizada de SINIAV, começa a sair do papel com pilotos em Pernambuco e no município de Santo André, em São Paulo.

Governo discute se IoT é valor adicionado ou Telecomunicações

"Há prós e contras e precisamos analisar bem para definirmos a melhor governança", diz o diretor do MCTIC, José Gontijo. Sobre Internet das Coisas, Gontijo é taxativo: O Brasil não pode adiar mais uma definição sobre Lei de proteção de Dados Pessoais.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G