INTERNET

Califórnia sanciona lei de neutralidade de rede e governo dos EUA processa

Convergência Digital ... 01/10/2018 ... Convergência Digital

Como esperado, o governador Jerry Brown, da Califórnia, o mais populoso e rico estado americano, principal sede das empresas de tecnologia do país, sancionou no domingo, 30/9, a legislação estadual que restaura regras sobre a internet, em especial a neutralidade de rede.

Logo em seguida, porém, o Departamento de Justiça entrou com uma ação para tentar derrubar a nova legislação, argumentando que somente o governo federal dos Estados Unidos pode tratar do assunto. Mais uma vez, a neutralidade de rede será decidida em tribunais dos EUA.

A lei estadual restaura princípios aprovados em 2015 pela FCC, a agência reguladora de telecomunicações, mas que foram derrubados em 2017, com a mudança na composição da agência que deu maioria a comissários indicados pelo Partido Republicano.

Ou seja, a lei da Califórnia proíbe que provedores de conexão de bloquear ou degradar tráfego na rede, bem como adotar acordos de priorização paga. A lei também cria regras estritas com relação à prática conhecida como ‘zero rating’, proibindo acordos de vantagem financeira ou outro tipo a terceiros.

Além disso, a legislação estadual impede o ‘zero rating’ para apenas conteúdos especificamente selecionados. Ou seja, não é permitido diferenciar o conteúdo que não descontará na franquia por tipo de aplicação, serviço, equipamento ou mesmo por classe de conteúdo.

Enquanto o governo federal argumenta na Justiça que uma lei estadual não pode tratar do assunto, o estado da Califórnia vai defender que ao abrir mão de regular a internet, a FCC teria na prática aberto o terreno para a regulação estadual.


Credores da livraria Cultura aprovam venda do sebo online Estante Virtual

Em recuperação judicial, Cultura espera arrecadar R$ 44 milhões com o site comprado pelo grupo em 2017. 

Wi-Fi Alliance disponibiliza certificação para o Wi-Fi 6

O 802.11ax ou Wi-Fi 6 promete melhor desempenho por dispositivo, cobertura estendida, maior duração da bateria para dispositivos conectados por Wi-Fi 6 e protocolos de segurança.

Google vai pagar 1 bi de euros ao governo da França

O Google aceitou pagar cerca de 1 bilhão de euros às autoridades francesas para resolver uma investigação de fraude fiscal iniciada há quatro anos, acordo que pode criar um precedente legal para outras grandes empresas de tecnologia no país.

Internet pirata é atividade clandestina de telecomunicações

Decisão do Superior Tribunal de Justiça reafirma que fornecer Internet via rádio sem autorização da Anatel é atividade clandestina. O STJ rejeitou a tese que o equipamento era usado para comunicação restrita.

AbraHosting: ISPs tenham cuidado com os termos de uso do Microsoft SQL Server Web Edition

Entidade diz que a versão chega a custar até 17 vezes menos que uma versão Core Standard, mas que há vetos de uso significativos pela Microsoft e que estão causando penalidades aos usuários.

Revista Abranet 28 . ago/set/out 2019
Veja a Revista Abranet nº 28 O 802.11ax - ou Wi-Fi 6 - promete melhor desempenho por dispositivo, cobertura estendida, maior duração de bateria no devices conectados por ele e protocolos de segurança. E muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G