TELECOM

Usuários e empresas querem que Anatel invista mais em atendimento

Luís Osvaldo Grossmann ... 08/02/2019 ... Convergência Digital

A Ouvidoria da Anatel divulgou a primeira pesquisa de satisfação realizada para medir o que usuários e prestadoras acham do atendimento do órgão regulador de telecomunicações. Os consumidores foram levemente mais generosos do que as empresas e na média a agência tirou nota 4,39 em um máximo de 6.

Pela escala utilizada, isso significa que estão, na verdade, pouco satisfeitos. A julgar pelos 15 tópicos, os entrevistados avaliam ser fácil solicitar e acompanhar questões junto à Anatel, que apresenta razoável agilidade, clareza e resolução, mas sofre na estabilidade, complexidade e tempo necessário quando atende demandas de certificação e competição.

A pesquisa para o Índice de Satisfação dos Usuários dos Serviços Prestados pela Anatel de 2018 foi feita a partir de uma base de 1,2 milhão de atendimentos realizados pela agência entre janeiro e outubro do ano passado. Do total, 25,9 mil deixaram e-mails e receberam um questionário, 1.866 responderam.

Com 15 tópicos e quatro públicos – atendimento ao consumidor, certificação e homologação, outorga de serviços e soluções de competição – o boletim reúne 60 notas, das quais apenas duas são 5 (facilidade para pedir e para acompanhar) e cinco são 3. Todas as outras 53 são notas 4.

Como resultado, a Ouvidoria aponta como pontos “prioritários para melhora” exatamente aqueles que receberam as piores notas: estabilidade, complexidade, número de etapas e tempo necessário quando se trata de certificação e homologação ou da aplicação de soluções de competição.

“Apesar da pesquisa apontar para a satisfação do usuário dos serviços, a Agência deve estar atenta às oportunidades de expansão da satisfação dos cidadãos e buscar sempre a melhora de seus padrões de serviço, buscando a excelência”, conclui o relatório.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.

Câmara proíbe teles de enviarem mensagens comerciais a clientes

Projeto de Lei 757/03 altera a LGT para vedar o envio de mensagens comerciais próprias ou de terceiros para os celulares dos clientes da telefonia móvel. Terminativo na CCJ, PL segue direto ao Senado. 

Novo projeto de lei prevê cobertura celular obrigatória de 60% das estradas

PL 1721/19 prevê inclusão da medida nas futuras licitações da Anatel. Texto precisa passar pelas comissões de ciência e tecnologia, finanças e tributação e de constituição e justiça. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G