GOVERNO

Serpro e Dataprev unificam mais de 22 milhões de contas de brasileiros

Convergência Digital ... 29/05/2019 ... Convergência Digital

O Serpro e a Dataprev terminaram a unificação do módulo de acesso à plataforma Gov.br. Os provedores de identidade das duas empresas se transformaram em um só, beneficiando mais de 22 milhões de usuários com a centralização e simplificação do acesso a vários serviços digitais do governo. Atualmente, a solução de login e acesso único da plataforma gov.br atende a mais de 80 soluções de governo digital, como o  Portal de Serviços do Governo, RedeSIM, ComprasNet, INSS e Portal de Serviços do Denatran.

“Agora, o login dos serviços do Serpro e da Dataprev estão unificados para acessar a plataforma”, explica o gerente do Departamento de Governo Digital do Serpro, Rodrigo Mendes, O acesso ao portal pode ser feito por CPF e senha, além de certificado digital A3, que serve para pessoas físicas e jurídicas, além do NeoId (certificação digital em nuvem). “No futuro, teremos reconhecimento facial e geração de senha temporária a partir do próprio celular do usuário”, antecipa o executivo do Serpro.

“O trabalho conjunto foi um divisor de águas”, avalia o assessor da diretoria da Dataprev para relacionamento e desenvolvimento, Alexandre Pelliccione, que considera a unificação uma nova forma de parceria entre as duas empresa. “No caso dos módulos de acesso, há uma dupla contribuição: o Serpro passa a sustentar a plataforma de autenticação, enquanto a Dataprev providencia serviços que qualificam as contas de acesso”, detalha o assessor.

Um dos ambientes acessados pelo login é o do Portal de Serviços do Governo. São sistemas que, reunidos em um mesmo ambiente, atendem às mais diversas situações vividas pelo cidadão: desde serviço militar obrigatório, infrações de trânsito e agendamento de perícias do INSS. A ideia é construir uma solução única e centralizada para melhorar o acesso e consumo das soluções digitais do governo.

o momento, os serviços estão disponíveis em 16 categorias, como “agricultura e pecuária”, “educação e pesquisa”, “trabalho e previdência”, “viagens e turismo”. A Dataprev contribuiu não apenas com seu cadastro, mas também trouxe conteúdos relacionados a sua área de competência, como explicações relacionadas a questões previdenciárias. Há também previsão da criação de um futuro “selo qualificador” para aposentados e pensionistas.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Entidades de TI se mobilizam contra aumento de imposto para serviços

Proposta da Reforma Tributária, em discussão no governo, poderá causar um incremento de 11 pontos percentuais na tributação dos serviços, reclamam a Fenainfo e a Feninfra.

Congresso debate impacto das TICs no futuro do Brasil

Câmara e Senado vão promover um fórum para discutir temas como inteligência artificial, propriedades de dados pessoas, cidades inteligentes e internet das coisas. "Os dados pessoais serão o ativo mais importante de um País", afirmou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Privatização da Telebras e perda da soberania antagoniza deputados e Governo

Enquanto representantes do governo Bolsonaro afirmam que 'é cedo' para discutir o impacto real da possível venda da estatal, parlamentares da CCTI da Câmara, entre eles, o deputado Luis Miranda, do DEM/DF, criticam a decisão por interferir em dados sensíveis ao Estado.

Zona Franca reivindica prazo máximo de 180 dias para a concessão de PPB

O prazo de concessão do benefício fiscal tem sido, em média, de dois anos, conforme dados apurados junto à Suframa. Situação da Zona Franca ganha contornos estratégicos com o prazo apertado para fazer a revisão obrigatória da Lei de Informática.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G