Convergência Digital - Home

AWS: IoT exige edge computing e 5G vai revolucionar a oferta de cloud

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 15/04/2019

Internet das Coisas exige edge computing para a redução da latência das aplicações e a AWS está ciente da necessidade da tecnologia no Brasil, tanto que já têm cinco sites de edge computing no País, observa o diretor do setor público da Amazon Web Services (AWS) para a América Latina, Jeff Kratz.

Em visita ao Brasil, o executivo comemorou o fato de, enfim, o governo federal ter dado preferência ao processo cloud first nas compras governamentais. “O governo federal sinaliza para outras esferas do poder público”, exalta Kratz. À CDTV, do Convergência Digital, o executivo da AWS diz que o Brasil inspira na estratégia para a América Latina.

“Estamos muito inspirados pelo que vemos no Brasil. De startups a empresas, de governos a escolas, vemos uma mentalidade de startups alavancando o uso da computação em nuvem para entregar resultados mais rápidos e a custos mais eficientes.  A transformação digital está em curso no país”, reforça.

Kratz admite que o 5G – que está chegando – vai mudar toda a forma de oferta de serviços, inclusive os de cloud computing.   “O 5G vai abrir muitas oportunidades, especialmente para desenvolvedores e startups e na possibilidade de levar suas aplicações a uma população que está cada vez mais móvel”, diz.

O Brasil é uma prioridade de investimentos da AWS e uma das ações que mais entusiasma é a capacitação da mão de obra. Segundo Jeff Kratz, já há acordos com universidades para preparar as futuras gerações de trabalho. Assistam a entrevista com o diretor da AWS, Jeff Kratz.


Destaques
Destaques

Apenas um em quatro executivos de TI no Brasil conhece ou planeja adotar computação em memória

Na era em que o dado virou o protagonista dos negócios, ter uma infraestrutura capaz de processar e transformar esse dado em informação é crucial, adverte o gerente de Consultoria e Pesquisa da IDC Brasil, Pietro Delai.

Makro avança com a transformação digital

Rede varejista adotou a platforma na nuvem para comércio eletrônico da SAP, o C/4Hana, para assegurar a jornada digital da experiência do consumidor. "Desafiamos a nossa cultura e mudamos para ficar com o cliente", disse o CIO do Makro, Marcus Falcão.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.

Intuição versus análise de dados na gestão

Por Douglas Scheibler*

O poder decisório significa alta responsabilidade e inúmeros riscos. Neste cenário caótico, analisar dados é indispensável e é o que justifica uma determinada medida ser considerada como correta, em um cenário específico, em detrimento de outras.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site