Home - Convergência Digital

Brasil leva seis alunos de TICs para a semifinal mundial do Huawei ICT Competicion

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 01/04/2019


Pela primeira vez participando da competição Huawei ICT, que está na sua quarta edição e reúne mais de 100 mil estudantes do mundo, o Brasil terá seis alunos de TICs na semifinal da disputa, que acontece no México. Se passarem dessa etapa, em maio, os brasileiros vão para a China, disputar a grande final. A edição 2017/2018 reuniu mais de 80 mil estudantes de 30 países.

Para o responsável pela participação brasileira na ICT Competition, Merivaldo Santos, o maior desafio nacional foi mostrar que a Huawei não era apenas uma empresa fornecedora de infraestrutura para operadoras de telecomunicações. Exatamente por isso, houve a escolha de duas tracks para a seleção dos alunos: cloud e redes.

"Cloud e redes são as estruturas que formam TICs. São as tracks que dão infraestrutura e serviços para os consumidores", observa Merivaldo Silva, em entrevista ao Convergência Digital. Aos jovens, o especialista diz que o momento é o de se preocupar com certificações capazes de diferencia-los no mercado. A Huawei, por exemplo, amadureceu o seu processo e criou os programas HAINA (Huawei Authorized Information & Network Academy) e HANA (Huawei Authorized Network Academy).

No processo brasileiro, 1000 estudantes se inscreveram para a competição. Desses foram selecionados 50 para um teste inicial, 20 foram para a fase de seleção final para chegar ao time de seis alunos que vão para o México. Segundo Merivaldo Santos, há um equilíbrio entre redes e cloud nos alunos selecionados. "O jovem tem de escolher o que gosta de trabalhar, principalmente, aquele que está em TICs. Depois ele parte para a especialização", observa Santos. Assistam a entrevista com Merivaldo Silva.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

19/09/2019
RH prioriza currículo e falha ao contratar profissionais de TI

16/09/2019
Graduação em Ciências de Dados terá 2610 horas

11/09/2019
Automação e IA exigem que Brasil reeduque sete milhões em três anos

09/09/2019
Centro de Inovação abre 100 vagas com jornada flexível e home office

09/09/2019
Microsoft sai da zona de conforto e levanta a voz em defesa da Huawei

09/09/2019
Governo prioriza banco de talentos para servidores federais

05/09/2019
Embraer abre 150 vagas para estágio e usa Inteligência Artificial

04/09/2019
Existem mais de 2 mil vagas abertas para DevOps no Brasil

02/09/2019
Governo esvazia Ciência e Tecnologia e corta bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado

02/09/2019
Vitimização é um hábito ruim da mulher no mercado de trabalho

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TRT julga dissídio coletivo de TI em São Paulo

Decisão garante reajuste de 3,43% em todas as cláusulas econômicas e ainda prevê que nenhum trabalhador pode ser demitido nos 90 dias a contar de 28 de agosto. 

TICs vão demandar 700 mil novos profissionais na Indústria em cinco anos

Dados são do Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo SENAI, que indicam ainda a urgência na qualificação de 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais por conta da indústria 4.0. Um dos especialistas em alta é o condutor de processos robotizados, com um incremento de 22% no número de vagas.

Dizer não é saudável para o ambiente de trabalho

A posição é defendida pelo diretor geral da Robert Half, Fernando Mantovani. Segundo ele, acumular tarefas e colocar prazos em conflito é um risco alto.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site