Home - Convergência Digital

Vendas móveis já são 48% da receita do varejo no Brasil

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 14/03/2018

No Brasil, varejistas que investem em vendas via app e web mobile já têm 48% das transações online feitas em dispositivos móveis. Além disso, das compras realizadas pelo desktop, 22% das vendas são precedidas de um clique no ambiente móvel, revela o estudo Análise do E-commerce no Mundo, referente ao último trimestre de 2017, feito pela Criteo.

Segundo o relatório, na América Latina, os pedidos feitos via desktop ainda são maioria, com 52%, entretanto, as compras feitas pela web mobile já chegam a 29% e as finalizadas em aplicativos representam 19%. Considerando somente o ambiente móvel, os apps correspondem a 40% das transações. Globalmente, as vendas concluídas em aplicativos já  somam 46%, um aumento de 48% em relação ao ano anterior.

“Fica claro que agora já não basta apenas ter um site responsivo, os lojistas e marcas precisam ter estruturas mais elaboradas, como aplicativos para atender o consumidor no ambiente móvel. E isso sem deixar de lado os outros canais. A jornada de compras é complexa e envolve vários dispositivos e telas. O foco deve ser sempre o cliente. Tendo isso em mente, as chances de ser bem sucedido são enormes”, comenta Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina. 

Veja abaixo mais detalhes do estudo:

A consolidação do mobile

No Brasil, a web mobile está consolidada e os smartphones seguem ganhando relevância quando o assunto são compras online. No último trimestre de 2017, houve um aumento de 51% nas transações realizadas através de celulares (apps excluídos) em relação ao mesmo período do ano anterior. Em compensação, os pedidos feitos via tablet tiveram queda de 43%, enquanto os feitos via desktop caíram 13%. As categorias mais vendidas no ambiente móvel, sem considerar transações feitas através de aplicativos, foram: Cultura/Mídia (38%), Saúde/Beleza (37%), Grandes Redes Varejistas (36%), Fashion/Luxo (34%), Produtos para o lar (34%) e Computação/Tecnologia (25%).

Apps de compra: uma tendência que só cresce

Revelando uma forte tendência global, o estudo constatou que na maior parte das regiões (que além da América Latina ainda incluem América do Norte, Europa, APAC-Ásia Pacífico, Oriente Médio e África), o mobile já responde por mais de 50% das transações online e as vendas por meio de apps lideram. Na América Latina, varejistas com aplicativos geram 48% das vendas em dispositivos mobile. Também na região, a taxa de conversão em apps é três vezes mais alta que na web mobile.

Onde e quando encontrar os consumidores?

As descobertas do relatório apontam para a necessidade de varejistas e marcas investirem em estratégias cross-device para engajar os consumidores. Segundo o levantamento, clientes identificados em diferentes dispositivos durante a jornada de compra gastam em média 17% a mais. O estudo também procurou entender em que momento os consumidores usam cada dispositivo. As compras feitas por desktop lideram durante o horário comercial, entre 9h e 18h. Já os dispositivos móveis são mais utilizados durante à noite e aos finais de semana. O relatório completo pode ser acessado aqui.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

14/06/2018
Justiça afasta multa por atraso na entrega de compra online

04/06/2018
Comércio eletrônico no Brasil deixa de faturar R$ 407,2 mi com greve de caminhoneiros

28/05/2018
FecomercioSP: Comércio eletrônico quer medidas de emergência para garantir entrega dos produtos

18/05/2018
Com iZettle, PayPal entra na 'guerra das maquininhas' no Brasil

03/05/2018
Dia das Mães deve gerar R$ 2,9 bilhões em vendas pela internet

25/04/2018
Associação de Comércio Eletrônico barra na justiça reajuste de preço dos Correios

27/03/2018
Amazon negocia compra ou parceria com Casas Bahia e Ponto Frio

14/03/2018
Vendas móveis já são 48% da receita do varejo no Brasil

05/03/2018
Empresa de e-commerce vende 20% do capital social para a Multiplan

08/12/2017
Pesquisa prevê alta de 12% no comércio eletrônico graças ao Natal

Destaques
Destaques

Brasil ativa 72 novos celulares 4G por minuto em maio

No quinto mês do ano, 3,2 milhões de novos chips 4G entraram em operação, somando um total de 116 milhões de acessos ativos. Ao levar em conta os acessos fixos e móveis, o País soma 237 milhões de acessos ativos.

4G estará em dois terços dos acessos da América Latina até 2022

Projeções da GlobalData são de que as operadoras ainda buscam o retorno dessa tecnologia e que as primeiras ofertas de 5G só chegarão em 2021.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

A IA vai virar a economia de "cabeça para baixo" como um tsunami!

Por: Eduardo Prado *

O impacto só não vai ser mais ser mais rápido nas economias dos países por causa da falta de mão de obra de Inteligência Artificial por conta da carência de especialistas como cientistas de dados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site