TELECOM

Senado faz aprovação relâmpago e Vicente Aquino é novo conselheiro da Anatel

Luís Osvaldo Grossmann ... 18/12/2018 ... Convergência Digital

Nada como um padrinho forte. Um dia depois de publicada a indicação de Vicente Bandeira de Aquino Neto para ser novo conselheiro da Anatel, o Plenário do Senado Federal confirmou a nomeação por 37 votos favoráveis, 7 contrários e duas abstenções em votação nesta terça, 18/12. Mais cedo, passara por sabatina na comissão de infraestrutura com 15 votos a 0.

Advogado eleitoral do próprio presidente do Senado, Eunicio Oliveira, inclusive na campanha deste 2018, Vicente Aquino foi confirmado pelo Plenário com a mesma rapidez da comissão. Se levasse os mesmos 40 dias de Moisés Moreira só para chegar à sabatina, o próprio Oliveira, que não se reelegeu, teria menos chance de ajudar. Esta é a última semana de trabalhos Legislativos em 2018.

Durante a sabatina, o cearense Vicente Aquino esclareceu que é advogado de formação e profissão. Entre 1994 e 1997 foi procurador geral de Aquiraz. De 1998 a 2016 foi procurador na Câmara Municipal de Paraipaba e ocupou a mesma função em Caucaia, entre 2016 e 2018. Atualmente é assessor especial da presidência do Banco do Nordeste.

Perguntado, admitiu ser diretor jurídico da emissora TV da Gente, com cobertura em Fortaleza, de propriedade do cantor e político Netinho de Paula. “Fui convidado e aceitei. Mas não passou disso. Minha atividade é 80% advocacia eleitoral, puramente política, ações eleitorais, assessoria de campanha”, explicou o futuro conselheiro da Anatel.

Ele defendeu durante a sessão que “a Anatel tem que enfrentar o cenário de mudanças nos hábitos de consumo, é necessário repensar as políticas de Estado e no projeto de lei da Câmara 79, o Congresso discute a atualização da Lei Geral das Telecomunicações com objetivo de colocar a banda larga no centro da política”. Mas defendeu também aprovações de medidas tributárias que aliviem os impostos sobre o 5G.

* Atualizada 16h20 com o placar do Plenário do Senado Federal


Internet Móvel 3G 4G
5G vai responder por 4,8% do tráfego móvel em 2022

Estudo mostra que nos próximos cinco anos, a banda larga móvel cresceu 3,4 vezes mais rapidamente que a banda larga fixa. O 2G caminha pra a extinção e o 4G será a principal tecnologia no mercado.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Embratel usa Banda KA para expandir banda larga fixa e IoT

Diretor Executivo da Embratel Star One, Gustavo Silbert, explica que o serviço IPSAT terá um ponto concentrador dos dispositivos de IoT para levar comunicação às áreas remotas.

Teles vão ao STF contra lei que obriga atendimento em 15 minutos

Nova ação direta de inconstitucionalidade argumenta competência federal sobre telecom para questionar a lei aprovada em São Paulo que dispõe sobre o tempo de espera nas lojas das operadoras.

EUA vai banir Huawei e sugere cortar parcerias com quem não imitar

Em visita ao leste europeu, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, diz que o uso de equipamentos de telecomunicações chineses “dificultam parcerias”.

Teles questionam no STF leis sobre cobrança e desbloqueio de celular

Em duas ADIs, empresas reclamam que leis do Rio de Janeiro invadiram a competência federal para tratar de telecomunicações.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G