TELECOM

Anatel dá 18 meses para operadoras padronizarem números 0800

Luís Osvaldo Grossmann ... 22/03/2019 ... Convergência Digital

A Anatel aprovou um novo regulamento de numeração, com medidas de impacto para consumidores e empresas. Trata-se da norma que trata da distribuição dos números de telefone, por exemplo, e traz duas principais novidades – a padronização de números tipo 0800 e a transferência da gestão dos recursos para as operadoras privadas.

A padronização do que a Anatel chama de códigos não geográficos, os 0300, 0500, 0800 e 0900, é matéria aprovada desde 2000, com implantação prevista para 2005, agora com novo prazo final. Trata-se de adequar esses números ao formato 0x00 123 4567, uma vez que há um legado de números com apenas seis dígitos após o 0x00.

A segunda mudança é a transferência para as operadoras privadas da responsabilidade pelo desenvolvimento e manutenção de um novo sistema informatizado para a distribuição de recursos de numeração, essenciais para os serviços de telecom e obrigatoriamente acessíveis a todas as operadoras que precisarem deles.

A Anatel possui um sistema, mas antigo e com desempenho “não condizente com o esperado”. A conclusão foi de que não vale a pena ela mesma atualizá-lo, embora as operadoras preferissem que a agência usasse dinheiro do Fistel para tanto. Além do sistema, as teles terão que criar e custear uma entidade, privada mas neutra, para administrá-lo. A exemplo da gestão da portabilidade numérica.

Conforme o previsto neste novo regulamento de numeração, tanto a padronização dos CNGs como a criação do sistema informatizado e da entidade devem ser concluídas em 18 meses, em setembro de 2020.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Rede da Oi registra tráfego de 4,27 terabytes na etapa mundial do circuito de surfe

O volume registrado equivale a 1.099.606 fotos de alta resolução, montante 20% maior que o número transmitido no ano passado, de 909.042 fotos (3,53 Terabytes).Evento aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G