Home - Convergência Digital

São Paulo terá curso de graduação para formar profissional 4.0

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 09/05/2018

A Tata Consultancy Services (TCS), fornecedora de soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, lançou um curso de graduação de Design de Mídias Digitais, em parceria com o Centro Paula Souza – autarquia do Governo do Estado de São Paulo, que administra, entre outras coisas, as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e a Escolas Técnicas estaduais (Etecs). O curso terá duração de três anos e a primeira turma iniciará em agosto desse ano, na Fatec Barueri.

Os especialistas da TCS, em parceria com os educadores da Fatec, realizaram a estruturação da grade curricular do curso e acompanharão a evolução dos estudantes. As inscrições para o processo seletivo começam no dia 08/05 e vão até o dia 08/06. Os interessados podem se inscrever por meio do endereço: www.vestibularfatec.com.br. As provas serão realizadas no dia 01/07.

O objetivo da iniciativa é formar o profissional do futuro, pertencente à era do Business 4.0 (Inteligente, Agile, Automatizado e na Nuvem) - onde o digital passa a ser uma realidade em todos os setores de uma empresa -,  ao propiciar uma qualificação pioneira que reúne competências diversas no mesmo curso. Os alunos terão conhecimento em programação, marketing digital, desenvolvimento de sistemas multimídia e mídias digitais, segurança da informação e análise de dados, além de planejamento estratégico, pensamento crítico e gerenciamento de marcas.

A TCS possui, desde 2015, uma parceria com o Centro Paula Souza em que realiza workshops e palestras para os estudantes das unidades de Carapicuíba e Barueri, de forma a abordar diversos temas das áreas STEM (em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e auxiliar a entrada dos jovens no mercado de trabalho.

“Os estudantes de hoje serão os profissionais da era Business 4.0 e precisam estar prontos para vivenciar o Digital em todas as áreas de atuação. Conceitos como automação, analytics, big data, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial já são uma realidade e, por isso, a TCS se preocupa em investir no talento local para capacitar a mão de obra especializada do futuro”, explica Tushar Parikh, Country Head da TCS Brasil.

Para Parameswaran, Head de Recursos Humanos da TCS Brasil, esse curso vai desenvolver um profissional único e necessário para o mercado. “A formação de profissionais completos, com todas as qualificações necessárias para estarem prontos para o mercado, é uma das prioridades da TCS. Temos diversos estagiários, jovens aprendizes e profissionais identificados por meio de parceria com a Fatec. Portanto, sabemos exatamente os elementos que formam o profissional ideal e estamos muito satisfeitos com o lançamento deste curso já que, até então, não havia nada similar e que proporcionasse qualificação completa”.

“O curso foi desenhado para formar um profissional cujo perfil é praticamente inédito no mercado, por isso a colaboração de especialistas da empresa foi muito importante”, explica o coordenador de projetos da Unidade de Ensino Superior e de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza, César Fernandes. “É um tecnólogo que vai ter conhecimento total do processo de criação e administração de mídias digitais.”

“Quando determinada empresa monta uma estrutura de mídia digital, para vendas, publicidade ou relacionamento com o cliente, necessita de uma equipe grande, formada por profissionais de áreas como jornalismo, publicidade, administração, design e tecnologia da informação”, analisa o coordenador do curso, Jadir Mendonça Júnior. "São pessoas com formações distintas, que trabalham em universos e linguagens muito distintas. A comunicação entre eles nem sempre é eficiente o bastante para atingir os objetivos do projeto. Nossa proposta é formar o tecnólogo que tenha a visão do todo, que entenda as várias etapas do desenvolvimento e possa analisar conteúdo e resultados”, avalia Mendonça.

Serviço

Inscrições para o processo seletivo: 08/05/2018 até o dia 08/06/2018

Endereço: www.vestibularfatec.com.br

Data da prova: 01/07/2018

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

03/04/2019
Governo e empresas criam Câmara para acelerar digitalização da indústria

22/11/2018
Inatel lança curso de pós-graduação em Indústria 4.0

14/09/2018
Brasil falha na capacitação de mão de obra para indústria 4.0

24/07/2018
Venda de TVs dispara, mas celulares dominam faturamento de eletrônicos

03/07/2018
Brasil perdeu o direito de errar com a formação dos jovens

05/06/2018
China investiga cartel de chips DRAM liderado pela Samsung

05/06/2018
Televisores mantém indústria de eletrônicos em alta, diz IBGE

09/05/2018
São Paulo terá curso de graduação para formar profissional 4.0

24/04/2018
Sem Governo ativo, Brasil ficará longe da indústria 4.0

11/04/2018
Indústria 4.0 desafia o setor de Telecomunicações

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

STF anula decisão do TST e reforça valor legal da terceirização

Decisão aconteceu em uma ação de uma atendente contratada pela Contax, prestadora de serviços de call center, para atuar como terceirizada na Telemar Norte Leste.

Mais de 60% dos brasileiros estão infelizes, mas têm medo de mudar de emprego

Estudo da Brands2Life, com o LinkedIn, traz um dado assustador: 80% dos brasileiros não se candidata para a vaga de trabalho que gostaria. Cerca de um terço dos profissionais deixa de se candidatar a uma nova vaga por falta de confiança na sua própria capacidade.

Serviços de TI e de Telecom podem ser 100% terceirizados no Governo Federal

Também foi incluída na lista divulgada pelo governo Federal o serviço de teleatendimento. Decisão está publicada na portaria 443/2018.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site