INTERNET

NIC.br lança cartilha com vacinas contra “fake news”

Luís Osvaldo Grossmann ... 04/05/2018 ... Convergência Digital

O NIC.br, braço operacional do Comitê Gestor da Intenet no Brasil lançou uma cartilha com orientações sobre como lidar com conteúdo enganoso na rede, notícias falsas ou fake news, ou hoaxes, como também já foi chamado. Elaborado pelo centro de estudos e resposta a incidentes (Cert.br), sugere cuidados básicos para evitar a disseminação dos boatos.

“Os boatos circulam na Internet há muito tempo e o CERT.br tem alertado para os cuidados e a prevenção desde o início, quando ainda eram conhecidos como hoaxes e circulavam majoritariamente por e-mail. A expansão do acesso à internet, naturalmente, gerou maior alcance, e hoje informações falsas circulam também com rapidez por redes sociais e grupos de mensagens”, lembra a gerente do Cert.br, Cristine Hoepers.

A efervescência do tema levou o Cert.br a atualizar sua cartilha de segurança com um fascículo específico para os conteúdos enganosos. “Boatos espalham desinformação, reforçam crenças erradas, distraem de assuntos importantes e podem influenciar negativamente as opiniões”, ressalta o manual, ao lembrar que quem repassa boatos pode ser responsabilizado, passa vergonha e perde credibilidade.

“Nunca foi tão fácil criar conteúdos e emitir opiniões. Entretanto, o excesso de informações, a velocidade com que elas se espalham, a impossibilidade de checar todas elas, o medo de estar ‘por fora’ e o impulso em confiar no que conhecidos compartilham tornaram a internet um ambiente propício para a multiplicação de boatos”, reconhece a cartilha. Mas bom senso, observação, atenção a detalhes e confirmar a origem da informação são vacinas valiosas contra tal epidemia.


Decolar.com é multada em R$ 7,5 milhões

Multa foi aplicada pelo pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). Empreas é acusada de ter praticado diferenciação de preço de acomodações e negativa de oferta de vagas, quando existentes.

PMEs: mais de 50% usam Internet via cabo, com velocidades entre 1Mpbs a 10 Mpbs

Levantamento TICs Empresas 2017 mostra ainda que apenas 19% das PMEs vendem produtos via Internet no Brasil.

Proteste pede que Google e Facebook expliquem uso de dados no Brasil

Com a autorização do TSE para “impulsionamento” de conteúdo eleitoral, entidade cobra as condutas das redes para uso dos dados.

NIC.br ativa OpenCDN em Salvador

Cidade tem número expressivo de redes interligadas ao IX.br.  Em maio, tráfego nos IX bateu a marca de 5 terabits por segundo.

Comércio eletrônico no Brasil deixa de faturar R$ 407,2 mi com greve de caminhoneiros

Levantamento da Ebit diz que pouco mais de 860 mil pedidos deixaram de ser feitos pelos consumidores durante os 11 dias de paralisação dos caminhoneiros.

Revista Abranet 24 . maio-junho-julho 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 A Convenção Abranet 2018 reuniu, na Bahia, cerca de cem empresas de internet. As discussões foram além do dia a dia e abordaram aspectos como planejamento, inovação e estratégia.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G