Home - Convergência Digital

Mais uma empresa de TI é obrigada a descontar em folha a contribuição sindical

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 29/03/2019

A Mega Sistemas Corporativos S/A deve descontar em folha de pagamento as contribuições de seus funcionários ao Sindpd. Esta é a decisão do juiz Thiago Henrique Ament, da Vara do Trabalho de Itu, que pertence ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

A ação movida pelo Sindicato argumentava que a empresa fazia interpretação ampliada da Medida Provisória 873/2019, que muda a forma da cobrança da contribuição sindical. Segundo Thiago Ament, "encontram-se presentes os requisitos legais para a concessão da tutela provisória pretendida: a probabilidade do direito e o perigo do dano ou o risco do resultado útil do processo, nos termos do artigo 300 do CPC".

O juiz argumenta que a MP, ao alterar o artigo 582 da CLT, "viola o disposto no inciso IV do artigo 8ª da CF de 1988, exsurgindo daí o fumus boni iuris, uma vez que se trata de norma constitucional de eficácia plena, não restringível por meio de lei ou medida provisória, a prevalecer em face do conflito de regras em questão".

Tal argumento se consolida na comparação que Ament faz entre o trecho da Medida Provisória referente à mudança da cobrança para boleto bancário e o que determina o artigo 8º da Constituição Federal: "(...) A assembleia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha (...)".

Na decisão, o juiz da Vara do Trabalho de Itu destaca ainda que a alteração na cobrança acarretará em elevados custos ao Sindpd e "lhe atribuirá o ônus de se aparelhar, de súbito, a forma de viabilizar a arrecadação via boleto bancário".

Desta forma, o juiz Thiago Henrique Ament suspendeu os efeitos do artigo 582 da CLT, alterado pela MP 873/2019, e determinou à Mega Sistemas Corporativos "que se abstenha de suprimir da folha de pagamento" o desconto das contribuições ao Sindicato.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

14/08/2019
Texto-base da MP da Liberdade Econômica muda relação trabalhista

13/08/2019
TST valida cláusula que prevê homologação de demissão por sindicato

22/07/2019
Ação anterior à Reforma Trabalhista não deve sucumbência

17/07/2019
Brasscom vai à Justiça por entendimento unificado sobre desconto em folha

11/07/2019
STF suspende decisão que permitia desconto sindical em folha

28/06/2019
MP que proíbe desconto em folha da contribuição sindical perde validade

05/06/2019
Jornada de 12 por 36 horas só vai valer para TICs se estiver na Convenção Coletiva de Trabalho

28/05/2019
Liminar do STF suspende decisão que autorizava desconto sindical em folha

15/05/2019
Regra do boleto para contribuição sindical é inconstitucional

11/04/2019
Sindicato vai à OIT contra MP que tira desconto de contribuição em folha

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TICs vão demandar 700 mil novos profissionais na Indústria em cinco anos

Dados são do Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo SENAI, que indicam ainda a urgência na qualificação de 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais por conta da indústria 4.0. Um dos especialistas em alta é o condutor de processos robotizados, com um incremento de 22% no número de vagas.

Técnicos são os que mais procuram especialização em Big Data

Cursos voltados para desenvolvimento Full Stack e Segurança Cibernética também são bastante demandados. No caso do big data, dos alunos formados nesta área, 45% possuem mais de 10 anos de experiência (sênior); 36% até nove anos (pleno) e 19% até três anos (recém-formados).

Agile reescreve a carreira do desenvolvedor de software

Ao mudar a entrega dos serviços – quebrando a prática dos longos projetos –, a metodologia também exige novos profissionais.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site