INOVAÇÃO

Programadores reforçam algoritmo nacional criado para ajudar vítimas de Brumadinho

Ana Paula Lobo ... 30/01/2019 ... Convergência Digital

O time de programadores que se reuniu para trabalhar no desenvolvimento de um algoritmo, baseado em código aberto, para a localização de vítimas em Brumadinho, Minas Gerais, só faz aumentar. Já são 230 programadores trabalhando para ampliar as funcionalidades disponibilizadas em um aplicativo, aberto à comunidade e às empresas, reporta Diego Oliveira, da BirminD, responsável pela liberação do código-fonte do algoritmo.

"Em 48 horas foram criadas mais funcionalidades como o cruzamento global com as listas de desaparecidos para que se faça um filtro mais adequado. Também estamos conversando com a Defesa Civil para conectar as ações e eliminar da localização os lugares onde as buscas já foram encerradas. Aqui estamos também com o apoio da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e da própria Vale. A disposição dos programadores está sensacional, mas estamos definindo um roadmap para não perder o cerne da ideia: ajudar as vítimas do rompimento da barragem", frisa Oliveira, em entrevista ao Convergência Digital.

Segundo ainda Diego Oliveira, o algoritmo que está em desenvolvimento - a partir da liberação do código fonte pela BirminD - é bastante similar ao usado pela equipe de Israel, que veio ajudar no resgate as vítimas de Brumadinho. "Nada será perdido. Toda sugestão será incorporada para o futuro, mas precisamos ter uma solução robusta para as demandas de agora. Vamos soltar hoje (dia 30) uma versão mais robusta do algoritmo de localização. Ontem (29) fizemos muitas simulações com a participação de professores e alunos da USP, do ITA e de Minas Gerais" completa o diretor da BirminD, que foi uma das 160 startups que aderiam à convocação da ABDI para ajudar, com tecnologia, as vítimas de Brumadinho.

Aos programadores interessados em participar da criação dessa solução nacional, o endereço é: https://github.com/dieegom/brumadinho_location/projects já o aplicativo pode ser visto aqui.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Adarsh Kumar, Capgemini: open banking é transformador, mas dados pertencem aos clientes

O open banking vai mudar o modelo de serviços bancários, afirma o CTO e líder de cibersegurança para a América Latina da Capgemini.

Bradesco: Next não vai 'matar' o banco tradicional

O diretor-presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, garante que os dois modelos de negócio irão conviver, mas admite que as agências físicas vão mudar de perfil. Também revela que o Next mira um público mais jovem.

Brasileiro quer dar adeus às senhas com o uso maior da biometria

Sonho de consumo, revelado em estudo da IDEMIA, é de usar biometria para pagamentos online e para acessar ambientes dentro da própria casa. Brasil desponta em primeiro lugar no uso da biometria pela impressão digital, mas despenca posiçoes no uso do reconhecimento facial.

Com novo aporte de US$ 150 milhões, Loggi é o mais novo unicórnio brasileiro

Startup voltada para entregas expressas atingiu valor de US$ 1 bilhão com nova rodada de investimentos. Empresa afirma que vai montar uma equipe com mais de 1000 desenvolvedores para ser referência mundial em Inovação.

Vivo reduz em 36% suas emissões de CO2

Desde outubro de 2018, 100% do consumo de energia da Vivo passou a ser proveniente de fontes renováveis, a partir da contratação de energia incentivada com atributo renovável no mercado livre.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G