INOVAÇÃO

Cidades Inteligentes: transformação digital exige um novo tipo de inovação

Ana Paula Lobo ... 01/02/2019 ... Convergência Digital

A OBr.global, aceleradora de negócios internacionais está com inscrições abertas para o programa “Silicon Valley UX - Smart Cities”,imersão em San Francisco, que acontece de 9 a 16 de fevereiro de 2019, com vivências práticas em inovação e competitividade para cidades inteligentes. "Há uma nova onda de inovação e os empreendedores precisam entender que é necessário um equilíbrio para não 'matar' as oportunidades, adverte o idealizador do “Silicon Valley UX - Smart Cities” e um dos principais articuladores do Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes (OBCI), Robert Janssen.

"O exemplo do problema vivido pela startup de patinetes em São Francisco é perfeito. A ideia foi ótima, mas a execução foi desastrosa e por pouco não matou a iniciativa. Novas tecnologias estão aí, mas é preciso mitigar os riscos para que a inovação não tenha efeito contrário", observou ainda o especialista. Cidades Inteligentes estão no topo das novas aplicações e no Brasil, observa Janssen, os pesquisadores precisam deixar os muros da Academia para ter a visão de mercado. "É preciso provocar esses pesquisadores da melhor maneira possível. Eles precisam ter a visão do mercado para satisfazer os consumidores", observa o especialista.

Com conteúdo elaborado e executado por nativos do Vale do Silício, a imersão Silicon Valley UX (https://obr.global/siliconvalleyux), possui duração de uma semana e também faz parte do programa de Internacionalização da OBr. A i nicaitiva é destinada a executivos, empresários, investidores, empreendedores e todos que buscam aprofundar e acelerar seus conhecimentos e expertise em empreendedorismo, inovação, competitividade e internacionalização. Proporciona uma experiência única no desenvolvimento de novos conhecimentos e oportunidades de estabelecer conexões locais, aumentando o nível de maturidade e fornecendo ferramentas para obter maior competitividade.

O programa oferece ainda um workshop “Pitch ao Modo do Vale”, que ajuda a aperfeiçoar o pitch para investidores, conforme a prática local do Vale; aula de pós-graduação em Empreendedorismo Digital na UC Berkeley; palestras e rodadas de negócios com investidores anjos locais, institutos e agências de fomento, como Latin SF, iHub, Fremont Digital e recomendação de eventos locais de networking.

Articulador do OBCI, Janssen diz que a transformação digital - que significa o uso da tecnologia e da inovação em áreas como segurança pública, saúde e mobilidade - exige uma bandeira de aproximação entre pesquisadores e o mercado. "Sei que isso é uma bandeira antiga, mas nós sabemos que, agora, as tecnologias dirsputivas estão à mão. Precisamos gerar inteligência e isso só acontecerá com academia e mercado andando junto. O Brasil pode fazer a diferença", completa o executivo.


Cloud Computing
Orçamento e liminar travam planos do Governo para uso da nuvem

Sem recursos, somente quatro dos 12 órgãos que participaram do pregão já assinaram contrato para uso da nuvem pública do governo federal. Mas dois órgãos, que não estavam no escopo inicial, já solicitaram a autorização de adesão à nuvem.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Serviços de voz estão mais vivos do que nunca na jornada digital

Quem pensa que os serviços de voz serão secundários está cometendo um erro, pontuou Douglas Silva, executivo da AWS. "Acreditamos que nos próximos 24, 36 meses a voz vai evoluir de apenas serviço informacional para transacional".

Febraban: o céu é o limite para modelos de negócios com blockchain

A blockchain bancária é ainda uma produção pequena, mas é um marco para o setor, observa o diretor setorial de Tecnologia da Febraban, Gustavo Fosse. Sobre o Open Banking, a única certeza é que ele vai vir e já no ano que vem.

Distributed Ledger: open source e blockchain unem esforços

Para o diretor de DCX das Capgemini, Thiago Nascimento, a tecnologia de livro-razão (Distributed Ledger) será disruptiva e exigirá a interoperabilidade do setor financeiro.

Biometria é o ‘empurrão do governo’ para aumentar a bancarização

Inclusão financeira passa por ações mais efetivas do governo, como aconteceu na Índia, afirma diretor-geral da Tata Consultancy Services no Brasil, Tushar Parikh.

BBTS quer ser a integradora dos pequenos bancos no open banking

Para a BBTS, o novo modelo de atuação do sistema financeiro exige aportes que nem todas as instituições financeiras terão fôlego para fazer.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G