TELECOM

EUA vai banir Huawei e sugere cortar parcerias com quem não imitar

Convergência Digital* ... 11/02/2019 ... Convergência Digital

Em guerra aberta contra a fabricante de equipamentos de telecomunicações Huawei, o governo dos Estados Unidos se prepara para banir completamente fornecedores chineses das redes americanas por meio de um decreto presidencial. E pressiona outros países a fazerem o mesmo sob o risco de serem cortados de parcerias com os EUA.

O recado foi dado nesta segunda-feira, 11/2, pelo secretário de Estado dos EUA Mike Pompeo – cargo que equivale ao ministro de Relações Exteriores no Brasil. Em visita a cinco países do leste europeu, o representante americano admitiu que cada país é soberano, mas indicou que os EUA estão dispostos a retaliar quem não seguir a “sugestão”.

“É imperativo que compartilhemos o que sabemos sobre os riscos que a presença da Huawei nas redes representa. Temos uma obrigação de compartilhar. E vemos isso por todo o mundo. Torna difícil para os EUA estarem presentes. Se esses equipamentos forem colocados onde temos importantes sistemas americanos, dificulta para nós sermos parceiros”, afirmou Pompeo.

As declarações do secretário de Estado dos EUA foram feitas nesta segunda durante visita à Hungria, onde a fabricante chinesa calcula atender 70% dos habitantes. Mike Pompeo ainda passará pela Polônia, Eslováquia, Bélgica e Islândia.

Na crescente pressão americana sobre o tema, a expectativa é de que o presidente Donald Trump assine nesta semana um decreto para banir totalmente os equipamentos chineses das redes móveis do país. A ideia, segundo o site americano Politico, é dar tempo de levar o anúncio do boicote ao Mobile World Congress, que será realizado a partir de 25/2 em Barcelona, na Espanha.

* Com informações do Washington Post


Internet Móvel 3G 4G
Leilão 5G na Alemanha já supera 6 bilhões de euros

Licitação, que está na 10ª semana, superou todas as expectativas de arrecadação, mas provoca dúvidas sobre a capacidade financeira dos vencedores para investir na construção das redes.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Telefônica: gap digital é enorme no Brasil

Ao participar do Painel Telebrasil 2019, o presidente da Telefônica/Vivo, Christian Gebara, disse que  a empresa manterá os investimentos no Brasil, mas advertiu que é urgente criar um ambiente mais favorável aos investimentos. Gebara lembrou que 87% dos municípios brasileiros não contam com conexões acima de 34Mbps disponíveis.

Presidente do Senado quer votar marco de telecom até junho

"Estamos buscando o entendimento para ainda neste semestre resolvermos essa matéria e entregarmos ao Brasil a capacidade de investir R$ 20 bilhões, R$ 30 bilhões", disse Davi Alcolumbre às teles durante o Painel Telebrasil 2019.

Leilão do 5G inclui quatro faixas e será o maior da história da Anatel

Proposta que chega ao conselho diretor da agência elenca 3.600 MHz de radiofrequências para o leilão previsto para o primeiro trimestre de 2020. “Quanto maior a disponibilidade, menor será o custo de levar essa capacidade”, afirma o presidente da agência, Leonardo de Morais.

Anatel vai permitir que roteadores WiFi tenham potência maior

“Hoje temos uma limitação de 200 miliwatts na faixa de 5150 a 5350 MHz, limitando o uso apenas indoor, sendo que na faixa superior temos possibilidade de uso de até 1 Watt de potência. Plano é deixar esse limite flat”, explica o gerente de espectro da agência, Agostinho Linhares.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G