Home - Convergência Digital

Brasil leva seis alunos de TICs para a semifinal mundial do Huawei ICT Competicion

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 01/04/2019


Pela primeira vez participando da competição Huawei ICT, que está na sua quarta edição e reúne mais de 100 mil estudantes do mundo, o Brasil terá seis alunos de TICs na semifinal da disputa, que acontece no México. Se passarem dessa etapa, em maio, os brasileiros vão para a China, disputar a grande final. A edição 2017/2018 reuniu mais de 80 mil estudantes de 30 países.

Para o responsável pela participação brasileira na ICT Competition, Merivaldo Santos, o maior desafio nacional foi mostrar que a Huawei não era apenas uma empresa fornecedora de infraestrutura para operadoras de telecomunicações. Exatamente por isso, houve a escolha de duas tracks para a seleção dos alunos: cloud e redes.

"Cloud e redes são as estruturas que formam TICs. São as tracks que dão infraestrutura e serviços para os consumidores", observa Merivaldo Silva, em entrevista ao Convergência Digital. Aos jovens, o especialista diz que o momento é o de se preocupar com certificações capazes de diferencia-los no mercado. A Huawei, por exemplo, amadureceu o seu processo e criou os programas HAINA (Huawei Authorized Information & Network Academy) e HANA (Huawei Authorized Network Academy).

No processo brasileiro, 1000 estudantes se inscreveram para a competição. Desses foram selecionados 50 para um teste inicial, 20 foram para a fase de seleção final para chegar ao time de seis alunos que vão para o México. Segundo Merivaldo Santos, há um equilíbrio entre redes e cloud nos alunos selecionados. "O jovem tem de escolher o que gosta de trabalhar, principalmente, aquele que está em TICs. Depois ele parte para a especialização", observa Santos. Assistam a entrevista com Merivaldo Silva.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

18/07/2019
Empresas oferecem 63 bolsas de estudo em Tecnologia

12/07/2019
Profissional do futuro é atento e despreza a zona de conforto

03/07/2019
Embargo dos EUA à Huawei pesa no bolso e reduz o lucro da Samsung

03/07/2019
Universidade da Áustria cria bolsas de estudo exclusivas para mulheres de TICs

02/07/2019
Cidade canadense caça talentos brasileiros de TI

01/07/2019
Trump cede à pressão interna e autoriza venda de produtos à Huawei

28/06/2019
Tecnologia responde por quase 40% dos profissionais ligados à economia criativa

28/06/2019
Platzi e Facebook vão distribuir mil bolsas de estudo em programação

27/06/2019
Contic e CNI divergem na Câmara por criação do Sistema S das TICs

26/06/2019
Governo de Brasília retoma Parque Tecnológico com laboratório de 5G e incubadora

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

Detox digital:"Empresas precisam descer do salto e entender as pessoas", diz executivo da BRQ

O chefe de Pensamento Exponencial da BRQ Digital Solutions, René de Paula Jr., defende que as pessoas precisam ficar offline. “As pessoas precisam sair das telinhas e viver."

Agile reescreve a carreira do desenvolvedor de software

Ao mudar a entrega dos serviços – quebrando a prática dos longos projetos –, a metodologia também exige novos profissionais.

Banco Itaú monta estratégia para reter os melhores profissionais

O uso da metodologia Agile transformou o processo de negócios, e o desafio é conquistar e fidelizar os melhores especialistas, pontua o superintendente de Governança de Arquitetura, Processos e Práticas de TI do Itaú, Cecílio Cosac Fraguas.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site