Home - Convergência Digital

TIM quer leilão 5G o quanto antes e rede legada única para o 2G

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 20/02/2019

A TIM quer que o leilão do 5G aconteça o mais rápido possível para suprir o que chamou o presidente da operadora, Sami Foguel, de uma 'lacuna de concorrência mais saudável por serviços e não por preço". A posição da tele diverge das rivais, que não se mostram tão atraídas pelo leilão da frequência antes do final de 2020.

"O ideal é que o lelião aconteça em no máximo um ano, para termos mais um ano para a implementação da rede e dos serviços", observou Foguel, que nesta quarta-feira, 20/02, participou da teleconferência de resultados do quarto trimestre de 2018 da TIM Brasil, com analistas e jornalistas. A reclamação sobre o nível de concorrência foi mais forte com relação ao pré-pago. O presidente da TIM classificou a disputa 'como muito agressiva e à beira de uma guerra de preço, não endossada pela operadora". No pós-pago - onde o 5G se insere - a disputa foi classificada como muito mais 'saudável'.

O vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM Brasil, Mario Girasole, reforçou que o Brasil precisa ter uma abordagem racional sobre o 5G. Segundo ele, é claro que não se pode perder a ocasião - ou seja o momento da chegada a nova infraestrutura - mas também é um risco não manter a racionalidade para permitir que se crie um modelo que incentive ao setor e a produtividade do Brasil.

Com relação ao uso das frequências, o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, descartou a ideia de as redes 2G e 3G terem um desligamento a curto prazo. Segundo eles, são tecnologias cada vez mais periféricas, mas não está claro quando elas serão desligadas. A TIM, inclusive, sugere uma rede legada única - com acordos de compartilhamento com as demais teles - para reduzir as ineficiências e custos desnecessários.

Já o refarming da faixa de 2,1GHz, do 3G, começou e se mostra bastante interessante, especialmente, em alguns Estados como Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. "Estamos tentando trabalhar na faixa também em São Paulo. O refarming permite capturar mais tráfego em 4G e, hoje, 76% do tráfego do 4G são dados, mas também teremos muita chamada de voz, com o VoLTE, que já conta com 12 milhões de assinantes", completou Capdeville.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

24/05/2019
Leilão 5G na Alemanha já supera 6 bilhões de euros

24/05/2019
Huawei: Brasil não está atrasado para o 5G

23/05/2019
5G é o pilar da transformação digital no Brasil

22/05/2019
TIM faz testes de 5G em Florianópolis, Campina Grande e Santa Rita do Sapucaí

22/05/2019
Leilão do 5G inclui quatro faixas e será o maior da história da Anatel

22/05/2019
5G exige muito espectro para entregar tudo que se espera da tecnologia

21/05/2019
Testes de 5G indicam que será preciso mitigar 6 milhões de parabólicas

21/05/2019
Anatel: Brasil terá espectro suficiente para não ficar com falso 5G

21/05/2019
Testes de 5G indicam que será preciso mitigar 6 milhões de parabólicas

20/05/2019
Estados Unidos adiam sanções impostas à Huawei por 90 dias

Destaques
Destaques

5G exige muito espectro para entregar tudo que se espera da tecnologia

Anatel, indústria e teles sustentam que a nova onda tecnológica só vai atender as demandas esperadas se tiver frequência suficiente para melhorar os serviços.

No Brasil, 60% dos celulares já são 4G

Planos pós-pagos, incluindo os tipo 'controle', continuam ganhando terreno e terminaram o mês de abril como modelo de pagamento de 45% dos acessos móveis em serviço.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site