Home - Convergência Digital

Liminar obriga Serpro a manter desconto da contribuição sindical em folha

Convergência Digital - Carreira
Luís Osvaldo Grossmann - 19/03/2019

Uma liminar da 6ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, datada de 18/3, determinou que o Serpro mantenha o desconto da contribuição sindical na folha de pagamento, e não na forma de boleto conforme previsto na Medida Provisória 873/19, editada em 1 de março.

“O desconto em folha para pagamento das mensalidades sindicais demanda custos de operação e organização prévia, de sorte que a alteração legislativa (de vigência imediata), às vésperas da data prevista para o fechamento de folha, desestabiliza as entidades em tela, sem conferir tempo hábil para adequação às novas regras”, afirmou a juíza Ivani Silva da Luz ao atender o pedido do Sindifisco Nacional.

Como lembrou a juíza, em que pese a nova MP, na “Lei 13.467/2017, que promoveu a denominada ‘reforma trabalhista’, foi extinta a contribuição sindical obrigatória, passando-se a exigir prévia e expressa autorização do empregado ou servidor público” além da “existência de expressa previsão constitucional quanto ao desconto em folha de mensalidades sindicais”.

Após determinação do Ministério da Economia, o Serpro começou a avisar sindicatos que a partir de 18/4 os repasses do desconto em folha serão cancelados, em obediência à MP 837, pelo entendimento de que a norma tem força de lei e a estatal é obrigada a cumpri-la.

* Com informações do Conjur

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

18/09/2019
Ex-presidente do Serpro Glória Guimarães vai para Capgemini

18/09/2019
Resolução abre estudos para privatização de Serpro e Dataprev

17/09/2019
Federação Assespro reage à decisão do Serpro de avançar no mercado privado de TI

13/09/2019
Serpro pensa em fazer IPO

04/09/2019
Ministério da Economia suspende novos contratos enquanto negocia com Serpro

29/08/2019
Serpro e Dataprev cancelam ida à audiência pública para não discutir privatização

21/08/2019
Governo inclui Serpro e Dataprev na lista de privatizáveis

12/08/2019
Serpro prepara upgrade de datacenter para Tier III em Brasília

02/08/2019
Serpro reabre consulta para comprar solução de inteligência artificial

18/07/2019
Serpro quer ser integrador do Governo em Internet das Coisas

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TRT julga dissídio coletivo de TI em São Paulo

Decisão garante reajuste de 3,43% em todas as cláusulas econômicas e ainda prevê que nenhum trabalhador pode ser demitido nos 90 dias a contar de 28 de agosto. 

TICs vão demandar 700 mil novos profissionais na Indústria em cinco anos

Dados são do Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo SENAI, que indicam ainda a urgência na qualificação de 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais por conta da indústria 4.0. Um dos especialistas em alta é o condutor de processos robotizados, com um incremento de 22% no número de vagas.

Dizer não é saudável para o ambiente de trabalho

A posição é defendida pelo diretor geral da Robert Half, Fernando Mantovani. Segundo ele, acumular tarefas e colocar prazos em conflito é um risco alto.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site