Home - Convergência Digital

Inatel promove hackathon para simular ataques hackers às redes de Telecom

Convergência Digital* - 15/08/2019

O curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel promove pela primeira vez para alunos da instituição - localizada em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, um desafio onde o objetivo é a proteção de ataques e invasões de hackers. O desafio será um dos destaques da Semana das Telecomunicações deste ano que trará em sua edição diversas discussões e debates sobre a segurança cibernética. A Semana contará ainda com palestras, workshops e minicursos entre os dias 19 a 24 de agosto.

A competição de Cyber Security, denominada de CTF_Inatel Telecom Challenge, será realizada no sábado, dia 24 de agosto e fará com que os alunos aprendam e testem seus conhecimentos sobre segurança de redes de telecomunicações e invasão de sistemas em um ambiente controlado. Os alunos terão que resolver na prática quatro desafios que envolverão simulações de invasão a redes de comunicações privadas.

Com a realização do desafio, os alunos poderão vivenciar na prática a proteção destas redes contra ataques, ameaças, violações e o uso não autorizado de dados. Os alunos participantes do CTF_Inatel Telecom Challenge concorrerão a prêmios. O primeiro colocado será contemplado com uma participação na iniciação científica no novo laboratório do Inatel, o CS&I Lab, do curso de Engenharia de Telecomunicações, voltado ao desenvolvimento de estudos e pesquisas em Cyber Security e Internet das Coisas – IoT. As inscrições são exclusivas para os alunos do Inatel.

Para o Prof. Marcelo Marques, Coordenador do curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel e Coordenador geral do CS&I Lab, a promoção de uma competição como esta, em que o aluno aprende, aplica e testa seus conhecimentos em uma simulação real dos aspectos relacionados a cyber segurança das redes de telecomunicações, possibilita não só um grande aprendizado, mas também, uma formação diferenciada ao aluno, levando-o a se destacar no mercado de trabalho.

Programação completa

A Semana das Telecomunicações também contempla muitas palestras, paineis e minicursos. As atividades desta edição foram divididas em trilhas. A cada dia, o participante poderá participar de ações voltadas para os temas de Simulação Eletromagnética, Conectividade Óptica de alto desempenho, Software na Engenharia de Telecomunicações e a Segurança Cibernética.

A participação nas atividades da Semana das Telecomunicações é aberta ao público. Para a participação nos minicursos os interessados devem se inscrever pelo site oficial da semana. Para as demais participações não há necessidade de inscrições. A programação completa da Semana pode ser consultada em www.inatel.br/semanadatelecom.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

18/05/2020
Globo afirma que ataque hacker não 'roubou' dados de usuários

15/08/2019
Inatel promove hackathon para simular ataques hackers às redes de Telecom

12/07/2018
Custo de dado roubado ou perdido no Brasil fica, em média, em R$ 268

14/11/2017
PF deflagra Operação Backbone e desarticula quadrilha na TI da Caixa

17/08/2017
Backdoor em software rouba dados de centenas de empresas. Brasil é um dos alvos

20/06/2016
Ataques direcionados tiram o sono dos gestores de rede

18/05/2016
Nove em cada 10 empresas no Brasil admitem violações graves na segurança

26/01/2015
Crimes em TI: não negligencie a atualização dos software

07/01/2015
Governo cria programa para inovação na área de defesa cibernética

SAS Institute oferece 50% de desconto em julho em cursos voltados a análise de dados

Quer aprender a tirar o melhor proveito do seu dado? Aprenda como tirar insights para o seu negócio. Entre os cursos com desconto estão 'descomplicando os dados através de relatórios' e 'entendendo e tirando valor dos dados usando códigos SAS'

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

Teletrabalho: medo de perder emprego cria obrigação de ficar 100% online

Pesquisa do LinkedIn aponta que 68% dos brasileiros têm trabalhado de uma a quatro horas a mais por dia por conta de estarem em home office. Maior parte reclama de ansiedade e estresse. Maioria também reclama da ausência dos colegas de trabalho, mas 43% se sentem mais produtivos com o trabalho remoto.

TST suspende demissões na Dataprev enquanto durar crise da Covid-19

Trabalhadores alegaram que os prazos acordados no fim da greve não terão como ser integralmente cumpridos diante da situação emergencial com a epidemia do coronavírus. 

TST: Teletrabalho tem de respeitar os contratos vigentes

Corte aponta, no entanto, que em situações emergenciais, como a atual crise da Covid-19, a adoção da jornada online temporária prescinde formalização, mas deve respeitar leis trabalhistas. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site