TELECOM

Para a Anatel, prêmio de acessibilidade inaugura regulação por incentivos

Luís Osvaldo Grossmann ... 16/04/2019 ... Convergência Digital

A Anatel inaugurou nesta terça-feira, 16/4, o que espera se torne um sistema de regulação por incentivos. O primeiro alvo foi a criação de um ranking por iniciativas de acessibilidade entre as maiores operadoras do país. Mas outros virão em seguida, com a proposta de usar boas práticas como ferramenta de competição.

“É preciso admitir que nossa tradicional regulação de comando e controle, que estabelece meta e depois apura se a empresa cumpriu, vira sanção e geralmente ela recorre ao Judiciário. Essa atividade sancionadora pura e simples não trouxe os resultados que dela se esperavam. Portanto temos conversado bastante em mudar essa ótica. Não prescindir dela, mas mudar”, defendeu o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, durante a premiação da TIM como primeira colocada em ações de acessibilidade.

“Uma ferramenta para isso são os rankings. Temos agora o ranking de acessibilidade. Teremos no ano que vem um ranking de qualidade e de atendimento. E isso se revela como uma nova forma de fazer regulação. Não apenas com aspecto punitivo, mas gerando incentivos para a melhoria dos serviços para que tenhamos competição não apenas pelo preço, mas também por qualidade”, afirmou o presidente da agência.

Para o ranking de acessibilidade, a Anatel avaliou a Acessibilidade na Página da Internet (API); o Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA); a Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA).

Adicionalmente, foram analisadas ações voluntárias, compulsórias, que incentivem, divulguem ou assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI). Segundo a assessora de ampliação de acesso da Anatel, Patrícia Ferreira, todas as teles avaliadas – Tim, Vivo, Oi, Claro e Sky – foram além das obrigações previstas no regulamento específico e também desenvolveram ações voluntárias.

Entre os projetos da premiada TIM estão um plug-in que traduz ‘emojis’ em sons e a ferramenta Giulia, capaz de fazer traduções de e para a linguagem de sinais Libras. “Não acredito que a criação do prêmio foi a razão da TIM ter tomado essas iniciativas, mas não tenho dúvida que ele vai criar uma competição saudável, não só para TIM, mas para todas as operadoras do mercado”, afirmou o presidente do conselho de administração da TIM, Nicandro Durante.


Internet Móvel 3G 4G
Florianópolis quer ser cidade laboratório do 5G no Brasil

Fundação CERTI, centro de referência em Inovação, quer por meio de aplicações tornar a capital catarinense em uma referência para a adoção da tecnologia. "5G vai fazer a transformação digital que o Brasil precisa", sustentou o superintendente de Negócios, Tecnologia e Inovação, Laércio Silva.

Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Rede da Oi registra tráfego de 4,27 terabytes na etapa mundial do circuito de surfe

O volume registrado equivale a 1.099.606 fotos de alta resolução, montante 20% maior que o número transmitido no ano passado, de 909.042 fotos (3,53 Terabytes).Evento aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G