TELECOM

Oi, Vivo, Claro e TIM são as empresas com mais queixas e mais resoluções junto ao consumidor

Da redação ... 15/03/2019 ... Convergência Digital

Com mais de 300 milhões de acessos em serviço, o setor de telecomunicações foi mais uma vez campeão de reclamações dos consumidores, seja nos 903 Procons espalhados pelo país ou na plataforma online de resolução de conflitos Consumidor.gov.br. “Neste período, as empresas de telecomunicações foram as mais reclamadas novamente”, ressalta o relatório ‘Consumidor em Números’.

Segundo o balanço de 2018 divulgado nesta sexta, 15/3, Dia do Consumidor, pelo Ministério da Justiça, das 609,6 mil reclamações junto ao Consumidor.gov.br, 40,3% (245 mil) foram contra operadoras de telecomunicações. Os bancos, outro setor com grande número de clientes, aparece em distante segundo lugar, com 22% das queixas na plataforma.

Em proporção menor, mas ainda na liderança, as telecomunicações foram também o motivo das reclamações de consumidores junto aos Procons. Das 2,2 milhões delas em 2018, cerca de 640 mil, ou 29,2% do total, tinham como alvo broncas com serviços de telecom.

Além disso, as maiores operadoras do país, Oi, Vivo/Telefônica, Claro e Tim, nessa ordem, são as quatro empresas com maior volume de reclamações de consumidores, também de acordo com o balanço apresentado pela Secretaria Nacional do Consumidor.

As operadoras de telecomunicações, porém, são as empresas com as maiores taxas de resolução de conflitos na plataforma online do sistema nacional do consumidor. Enquanto o índice médio é de 81%, com prazo de 6,5 dias, entre as teles as reclamações foram resolvidas em 89,9% dos casos.

Dos dez assuntos mais reclamados, os dois primeiros são relacionados a pagamento – SPC/Serasa e Cartão de Débito/Crédito/Loja – e em seguida vêm telefonia móvel pós paga, pacote de serviços (combo), aparelho celular e internet fixa. Transporte aéreo, telefonia móvel pré paga, TV por assinatura e empréstimo consignado completam a lista. Cobrança, 42%; contrato, 16,7%; e qualidade, 13,4% são os problemas mais comuns.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Rede da Oi registra tráfego de 4,27 terabytes na etapa mundial do circuito de surfe

O volume registrado equivale a 1.099.606 fotos de alta resolução, montante 20% maior que o número transmitido no ano passado, de 909.042 fotos (3,53 Terabytes).Evento aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G