TELECOM

Compra da Nextel pela Claro não mexe no ranking das teles no Brasil

Ana Paula Lobo ... 18/03/2019 ... Convergência Digital

Do ponto de vista de market share nacional, a compra da Nextel, anunciada nesta segunda-feira, 18/03, pela Claro Brasil não muda muito a situação da operadora, controlada pela América Móvil, que seguirá na segunda posição. A diferença acontece no Rio de Janeiro, onde a Claro supera a Vivo no mercado pós-pago.

"A Nextel tinha 1,34% do market share nacional. A Claro sobe de 24,6% para 26% é pouco. O diferencial é o espectro que está sendo comprado. O 4G para aumentar a capacidade e a oferta de serviços no Rio e em São Paulo", comenta o presidente da Teleco, Eduardo Tude.

Ele observa que todas as operadoras estão fazendo refarming de frequências para oferecer mais 4G e a compra da Nextel traz mais capacidade para a Claro no Rio de Janeiro e em São Paulo. "Foi só depois da mudança feita pela Anatel na parte de espectro que a Nextel arrumou, de fato, um comprador. Hoje as teles têm dois ativos que valem: a rede de fibra óptica e as frequências. A base de assinantes, no caso da Nextel, com 3,3 milhões, mesmo que no pós-pago faz pouca diferença", acrescenta Tude.

Com relação à TIM, que seria outra interessada na Nextel, a perda do ativo pode vir a impactar, do ponto de vista de mercado, mas não tanto por espectro, uma vez que a tele faz refarming do 1,8GHz e do 2,1GHz. "A TIM já está na terceira colocação no market share. A Vivo se mantém muito à frente da Claro, com exceção do Rio de Janeiro. As teles, hoje, não querem mais market share, mas, sim, receita e fidelizar os clientes recorrentes no pós-pago, no controle e no pré-pago", diz.

Sobre o 5G, Tude não acredita que a Claro venha a perder o interesse no leilão da Anatel, programado para março de 2020. "As teles estão cientes que o 5G exige novas frequências", atesta. Com relação à Oi, a operadora deve ir às compras das sobras de frequência em 700 Mhz, para reforçar o 4G. "A situação da Oi agora é outra. Essa sobra de 700 Mhz é muito importante para a Oi", completa o especialista.




Internet Móvel 3G 4G
Huawei usa robôs em centro de distribuição no Brasil com uso do 5G industrial

Centro de Distribuição de Sorocaba-SP foi 100% digitalizado e ganhou maior capacidade de transferência de dados e a menor latência da nova geração tecnológica. Fabricante diz que houve um ganho de eficiência de 30%. 

Reclamações contra oferta de banda larga crescem 40% com a quarentena da Covid-19

Queixas na Anatel cresceram especialmente a partir de março. No conjunto dos serviços, agência recebeu 1,52 milhão de reclamações entre janeiro e junho. Também houve um aumento de 20% com relação à telefonia móvel.

Oi quer corte de dívida com Anatel por desequilíbrio na concessão

“Tem que fazer um PGMU mais leve para que a gente possa respirar”, defende a diretora regulatória, Adriana Costa. Anatel esclarece que concessão não é sinônimo de lucro garantido. 

Huawei defende reserva de 500 MHz da faixa de 6GHz para as teles

Para o diretor da Huawei Brasil, Carlos Lauria, a reserva técnica é a melhor garantia para aguardar a evolução da tecnologia. "Se der tudo agora, não tem como voltar atrás depois", observa o executivo.

Qualcomm defende faixa de 6GHz para não licenciados atenta ao 5G

Diretor da Qualcomm, Francisco Soares, espera que a Anatel se defina por dar os 1,2GHz para os serviços licenciados. "O 6GHz não licenciado será o complemento ideal para os serviços licenciados 5G", sustenta.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G