Home - Convergência Digital

TIM quer leilão 5G o quanto antes e rede legada única para o 2G

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 20/02/2019

A TIM quer que o leilão do 5G aconteça o mais rápido possível para suprir o que chamou o presidente da operadora, Sami Foguel, de uma 'lacuna de concorrência mais saudável por serviços e não por preço". A posição da tele diverge das rivais, que não se mostram tão atraídas pelo leilão da frequência antes do final de 2020.

"O ideal é que o lelião aconteça em no máximo um ano, para termos mais um ano para a implementação da rede e dos serviços", observou Foguel, que nesta quarta-feira, 20/02, participou da teleconferência de resultados do quarto trimestre de 2018 da TIM Brasil, com analistas e jornalistas. A reclamação sobre o nível de concorrência foi mais forte com relação ao pré-pago. O presidente da TIM classificou a disputa 'como muito agressiva e à beira de uma guerra de preço, não endossada pela operadora". No pós-pago - onde o 5G se insere - a disputa foi classificada como muito mais 'saudável'.

O vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM Brasil, Mario Girasole, reforçou que o Brasil precisa ter uma abordagem racional sobre o 5G. Segundo ele, é claro que não se pode perder a ocasião - ou seja o momento da chegada a nova infraestrutura - mas também é um risco não manter a racionalidade para permitir que se crie um modelo que incentive ao setor e a produtividade do Brasil.

Com relação ao uso das frequências, o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, descartou a ideia de as redes 2G e 3G terem um desligamento a curto prazo. Segundo eles, são tecnologias cada vez mais periféricas, mas não está claro quando elas serão desligadas. A TIM, inclusive, sugere uma rede legada única - com acordos de compartilhamento com as demais teles - para reduzir as ineficiências e custos desnecessários.

Já o refarming da faixa de 2,1GHz, do 3G, começou e se mostra bastante interessante, especialmente, em alguns Estados como Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. "Estamos tentando trabalhar na faixa também em São Paulo. O refarming permite capturar mais tráfego em 4G e, hoje, 76% do tráfego do 4G são dados, mas também teremos muita chamada de voz, com o VoLTE, que já conta com 12 milhões de assinantes", completou Capdeville.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

26/06/2019
Florianópolis quer ser cidade laboratório do 5G no Brasil

26/06/2019
TIM faz piloto de 5G em 'rede viva' em Florianópolis

26/06/2019
Governo de Brasília retoma Parque Tecnológico com laboratório de 5G e incubadora

26/06/2019
TIM faz piloto de 5G em 'rede viva' em Florianópolis

24/06/2019
Huawei: "Vamos manter os altos investimentos em 5G"

12/06/2019
Ericsson: adoção do 5G será ainda mais rápida do que foi a do 4G

10/06/2019
Tratores autonômos são a realidade do agronegócio com o 5G

07/06/2019
GSMA: Sem os chineses, custo do 5G na Europa vai crescer US$ 62 bilhões

06/06/2019
Bloqueada nos EUA, Huawei anuncia acordo com a Rússia para 5G

06/06/2019
5G será o último 'G', decreta Vodafone

Destaques
Destaques

Para injetar R$ 200 bilhões na economia, IoT tem de ficar livre das amarras tributárias

Relator da proposta de tributo zero para Internet das Coisas, deputado Eduardo Cury, do PSDB/SP, disse que o setor precisa municiar o Parlamento com dados para convencer à Casa a conceder a desoneração.

5G exige muito espectro para entregar tudo que se espera da tecnologia

Anatel, indústria e teles sustentam que a nova onda tecnológica só vai atender as demandas esperadas se tiver frequência suficiente para melhorar os serviços.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site