TELECOM

4G da Oi leva Internet e comunicação à estação brasileira da Antártica

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 11/03/2019 ... Convergência Digital

Sete anos depois, a estação Antártica Comandante Ferraz - responsável pelo desenvolvimento de um programa estratégico de pesquisas científicas sobre as alterações climáticas no mundo e as repercussões no Brasil e que, em fevereiro de 2012 foi destruída por um incêndio - renasce e fica capaz de atender a um desejo antigo dos pesquisadores e cientistas que vivem numa das regiões mais inóspitas do mundo: Ter acesso à Internet e à comunicação com o mundo.

"O 4G nos traz segurança e isso é um grande feito. Nós podemos conversar com a nossa família. Nós podemos pedir socorro em emergência. Além disso, vamos poder enviar dados relevantes para os Centros de Apoio de Pesquisa. Também damos relevância ao trabalho aqui realizado", diz o comandante e responsável pela reconstrução da estação, Geraldo Juaçaba, em entrevista feita por vídeochamada ao Convergência Digital.

A montagem da nova infraestrutura de telecomunicações - que ficou com a Oi - exigiu cuidados especiais. A rede foi adaptada para suportar ventos de até 200 Km/hora e temperaturas baixíssimas que podem chegar a -94,7º celsius. "Tivemos cinco técnicos que chegaram em janeiro para consolidar a infraestrutura com a ajuda dos militares que recebem qualificação para cuidar dos equipamentos", conta Roberto Blois, diretor da Oi.

Entre as inovações utilizadas está o sistema anticongelante nas antenas, com material produzido pelos fabricantes de aviões, submarinos e veículos militares. A nova estação Comandante Ferraz terá 4500 metros quadrados com 226 contêineres e 18 laboratórios para pesquisa de assuntos como o buraco na camada de ozônio e o efeito estufa.
O Brasil, com a base, também mantém o direito de participação ativa na tomada de decisões relativas ao futuro da região antártica. Só em estruturas de aço de alta resistência são 700 toneladas e as fundações atingem até 28 metros de profundidade. No total, 54 pilares sustentam 226 contêineres de 3,5 toneladas.

Com o 4G, cientistas e militares passam a dispor de internet fixa de alta velocidade (que permite transmitir dados, fazer videoconferências e ligações); rede móvel com conexão 4G; acesso wi-fi distribuído por todas as instalações da estação; e sistema de recepção de sinal de TV. Assistam a entrevista, por vídeochamada com o comandante Geraldo Juaçaba e com o diretor da Oi, Roberto Blois. Uma curiosidade: durante a realização da vídeochamada - apesar de ser verão - nevava na Estação Comandante Ferraz.


Veja edição 12 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 12
Especial 20 Anos de Internet no Brasil


Há 20 anos os provedores de Internet escrevem suas histórias no País. A trajetória não foi nada fácil. Houve decisões políticas e econômicas significativas. Infraestrutura, modelo de negócios e fidelização de clientes foram relevantes no passado e continuam sendo no presente. Ao longo de duas décadas, os ISPs tiveram de se reinventar diversas vezes para não deixar de existir.

Clique aqui para ver outras edições

Governo autoriza aumento de capital da Telebras de R$ 1,17 bilhão

Montante é reflexo dos aportes autorizados em 2015, 2016, 2017 e 2018, quando a estatal estava ainda em acerto financeiro do satélite geoestacionário de defesa e comunicações. 

Comissão aprova prazo de seis meses para instalação de bloqueador de celular em presídios

Relator do projeto retirou o dispositivo que condicionava as novas outorgas de telecomunicação à instalação, ao custeio e à manutenção dos bloqueadores pelas prestadoras.

Com Smart, Algar Telecom fica com 1.100 Km de rede própria em Pernambuco

Compra da Smart Telecomunicações foi concluída e empresa tem previsão de investir R4 78 milhões na região Nordeste nos próximos cinco anos.

Entidades rebatem Anatel e lançam carta contra o PLC 79/16, o projeto que muda telecom

Em contraponto à agência reguladora, entidades de defesa de consumidores e de direito à comunicação criticam o PLC 79/16, alegam que a proposta favorece a concentração e reduz o poder da União de exigir investimentos em banda larga. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G