Home - Convergência Digital

5G Americas pede pressa para licenciamento das faixas entre 3,7 e 4,2 GHz

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 11/02/2019

A 5G Americas divulgou um novo relatório sobre a oferta de espetro radioelétrico na região e defende que os países acelerem o licenciamento para a nova onda tecnológica da telefonia móvel. Segundo a entidade, as promessas associadas ao 5G exigem espectro harmonizado internacionalmente em bandas baixa, média e alta.

“Toda a banda de 3,70-4,20 GHz, ou uma grande parte dessa banda, para implementação flexível licenciado deve ser disponibilizada no menor prazo possível”, conclui a entidade no relatório Visão de Espectro 5G. O documento menciona iniciativas já tomadas pelo Brasil, em particular a perspectiva de leilão da faixa de 3,5 GHz e a tentativa de harmonização da faixa de 26 GHz.

O relatório sustenta, ainda, que “oportunidades para a identificação e alocação de espectro abaixo de 3 GHz ainda devem ser consideradas”, bem como “também será importante continuar considerando o uso licenciado de espectro na faixa de 7-24 GHz”.

No documento, a 5G Americas identifica as bandas que oferecem potencial para uso com serviços 5G e apresenta recomendações sobre mecanismos para a liberação de espectro, compartilhamento de frequências e as medidas que o setor e a administração pública devem tomar para garantir o progresso da tecnologias.
 
“A dinâmica do mercado e das políticas estão evoluindo para criar um clima favorável para a 5G, principalmente através das medidas tomadas pelas autoridades com a identificação e alocação de mais espectro licenciado”, afirma o presidente da 5G Americas, Chris Pearson.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

12/06/2019
Ericsson: adoção do 5G será ainda mais rápida do que foi a do 4G

10/06/2019
Tratores autonômos são a realidade do agronegócio com o 5G

07/06/2019
GSMA: Sem os chineses, custo do 5G na Europa vai crescer US$ 62 bilhões

06/06/2019
Bloqueada nos EUA, Huawei anuncia acordo com a Rússia para 5G

06/06/2019
5G será o último 'G', decreta Vodafone

03/06/2019
5G é trunfo da Amazon na sua disputa com a Microsoft

28/05/2019
Números da Coreia do Sul mostram que consumo de dados triplica com 5G

24/05/2019
Qualcomm: Banda milimétrica exigirá que cada operadora tenha de 400 Mhz a 800 Mhz

24/05/2019
Leilão 5G na Alemanha já supera 6 bilhões de euros

24/05/2019
Huawei: Brasil não está atrasado para o 5G

Destaques
Destaques

Para injetar R$ 200 bilhões na economia, IoT tem de ficar livre das amarras tributárias

Relator da proposta de tributo zero para Internet das Coisas, deputado Eduardo Cury, do PSDB/SP, disse que o setor precisa municiar o Parlamento com dados para convencer à Casa a conceder a desoneração.

5G exige muito espectro para entregar tudo que se espera da tecnologia

Anatel, indústria e teles sustentam que a nova onda tecnológica só vai atender as demandas esperadas se tiver frequência suficiente para melhorar os serviços.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site