SEGURANÇA

Hackers miram servidores e usam falha dos gestores de TI para roubar dados

Convergência Digital* ... 07/03/2019 ... Convergência Digital

Os servidores seguem sendo o grande alvo dos ataques cibernéticos, com 37% das ações acontecendo neles. Outros 37% dos ataques ocorrem nas redes da organização. Apenas 17% dos ataques foram descobertos em endpoints e 10% foram encontrados em dispositivos móveis. Esse é o resultado da pesquisa global 7 Verdades Desconfortáveis sobre Segurança nos Endpoints, da Sophos, especializada em segurança de rede e endpoint. A pesquisa entrevistou mais de 3.100 tomadores de decisão de TI de empresas de médio porte em 12 países - Brasil, EUA, Canadá, México, Colômbia, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália, Japão, Índia e África do Sul.

"Os servidores armazenam dados proprietários, financeiros, de funcionários e outras informações sensíveis, e, com leis mais rigorosas, como a Regulação Geral de Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês), que exige que as organizações relatem violações de dados, as apostas em segurança de servidores nunca estiveram tão em alta", diz Chester Wisniewski, principal cientista de pesquisa da Sophos.

O especialista adverte, porém que os endpoints não podem ser ignorados, uma vez que a maioria dos ataques cibernéticos começa por por esses dispositivos, apesar de uma quantidade maior do que a esperada de gerentes de TI ainda não conseguiu identificar como nem quando as ameaças estão entrando no sistema. Entre os entrevistados, 20% dos que foram vítimas de um ou mais ataques cibernéticos no ano passado não conseguem identificar como os invasores entraram, e 17% não sabem há quanto tempo a ameaça estava no ambiente antes de ser detectada.

"Se os gerentes de TI não conhecem a origem ou o movimento de um ataque, eles não podem minimizar o risco e interromper a corrente de ataques, para prevenir mais infiltrações", afirma Wisniewski. Em média, as organizações que investigam um ou mais incidentes de segurança em potencial mensalmente gastam 48 dias por ano (ou quatro dias por mês), de acordo com a pesquisa. Por isso, não surpreende que os gerentes de TI tenham classificado identificação de eventos suspeitos (27%), gerenciamento de alertas (18%) e priorização de eventos suspeitos (13%) como os três principais recursos das soluções EDR para reduzir o tempo necessário para identificar e responder a alertas de segurança.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Reconhecimento facial protagoniza segurança na Copa América

Evento que é considerado o maior do futebol na América Latina terá um mega esquema de segurança e as atividades controladas a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília.

Fraude na Internet: Um em cada cinco brasileiros já foi vítima de roubo de identidade

Pesquisa, produzida pela PSafe, projeta que 24,2 milhões de brasileiros foram potenciais vítimas de fraudes online em todo país. O telefone é o dado mais usado de forma fraudulenta, seeguido de credenciais de redes sociais.

Segurança cibernética é tecnológica, é política e é estratégica para um País

Segurança cibernética permeia todas as ações de proteção de uma empresa ou País, advertiu o diretor de relações governamentais e regulatórios da Huawei Brasil, Carlos Lauria.

Vulnerabilidade BlueKeep, no Windows, é tão perigosa quanto foi o Wanna Cry

rA recomendação urgente é a atualização dos sistemas operacionais Windows, em especial, os mais antigos como o Windows 2003, Windows Server 2008 e 2008 R2.
 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G