Home - Convergência Digital

Brasília ganha comunidade que discute código aberto e ciências de dados

Convergência Digital - Carreira
Luís Osvaldo Grossmann - 18/05/2018

Depois de São Paulo e Belo Horizonte, Brasília também passou a contar com uma comunidade de compartilhamento e discussão de temas ligados à ciência da computação. Trata-se de um novo capítulo do projeto PyData, parte da organização americana NumFocus que promove o uso de código aberto.

“Começamos aqui em novembro de 2017, incentivados pelo pessoal de Belo Horizonte. Estamos já no quinto debate promovido e temos uma comunidade que já passa de 630 pessoas, tendo a computação como fio condutor”, explica um dos organizadores do 5o PyData BSB, realizado nesta sexta, 18/5, João Ferreira.

PyData é uma comunidade de práticas nascida em 2013 a partir de programa educacional da NumFocus, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos com foco no desenvolvimento de programas em código aberto. Atualmente tem grupos em 97 cidades, de 41 países – três delas no Brasil.

“É basicamente uma comunidade de ciência de dados, com pessoas interessadas em ciências de dados, em que fazemos encontros para divulgar trabalhos interessantes e técnicas. Compreende desde um publico universitário até governamental, abrangente. E o que a gente busca é que não sejam palestras muito técnicas para que todos possam acompanhar, mas ao mesmo tempo suficientemente técnicas para interessar que é da área”, resume Ferreira.

O grupo de Brasília até aqui vem aprofundando conversas sobre inteligência artificial, seus impactos na democracia e finanças, ou mesmo na agricultura e na sociedade, além dos desafios envolvidos. A agenda de reuniões pode ser conferida pelo endereço pydatabsb.com.br.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

22/02/2019
Daimler e BMW investem US$ 1 bi para competir com a UBER

19/02/2019
Brasil fica longe da Inovação e acumula mais de 225 mil pedidos de patentes

15/02/2019
Porto Digital abre chamada para programa de apoio a negócios inovadores

14/02/2019
Ministério da Economia quer privatizar o financiamento à inovação

11/02/2019
Rede GoB2B quer ser a plataforma de negócios global do Brasil

04/02/2019
RTM seleciona startups de TI e Telecom para aceleração

01/02/2019
Cidades Inteligentes: transformação digital exige um novo tipo de inovação

18/01/2019
Empresa de TIC faz hackathon de Inteligência Artificial em Brasília

14/01/2019
PwC: Brasil entra na segunda onda dos carros autônomos

08/01/2019
Software brasileiro transmite dados da maior câmera digital do mundo

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

STF anula decisão do TST e reforça valor legal da terceirização

Decisão aconteceu em uma ação de uma atendente contratada pela Contax, prestadora de serviços de call center, para atuar como terceirizada na Telemar Norte Leste.

Mais de 60% dos brasileiros estão infelizes, mas têm medo de mudar de emprego

Estudo da Brands2Life, com o LinkedIn, traz um dado assustador: 80% dos brasileiros não se candidata para a vaga de trabalho que gostaria. Cerca de um terço dos profissionais deixa de se candidatar a uma nova vaga por falta de confiança na sua própria capacidade.

Serviços de TI e de Telecom podem ser 100% terceirizados no Governo Federal

Também foi incluída na lista divulgada pelo governo Federal o serviço de teleatendimento. Decisão está publicada na portaria 443/2018.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site