Home - Convergência Digital

Brasília ganha comunidade que discute código aberto e ciências de dados

Convergência Digital - Carreira
Luís Osvaldo Grossmann - 18/05/2018

Depois de São Paulo e Belo Horizonte, Brasília também passou a contar com uma comunidade de compartilhamento e discussão de temas ligados à ciência da computação. Trata-se de um novo capítulo do projeto PyData, parte da organização americana NumFocus que promove o uso de código aberto.

“Começamos aqui em novembro de 2017, incentivados pelo pessoal de Belo Horizonte. Estamos já no quinto debate promovido e temos uma comunidade que já passa de 630 pessoas, tendo a computação como fio condutor”, explica um dos organizadores do 5o PyData BSB, realizado nesta sexta, 18/5, João Ferreira.

PyData é uma comunidade de práticas nascida em 2013 a partir de programa educacional da NumFocus, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos com foco no desenvolvimento de programas em código aberto. Atualmente tem grupos em 97 cidades, de 41 países – três delas no Brasil.

“É basicamente uma comunidade de ciência de dados, com pessoas interessadas em ciências de dados, em que fazemos encontros para divulgar trabalhos interessantes e técnicas. Compreende desde um publico universitário até governamental, abrangente. E o que a gente busca é que não sejam palestras muito técnicas para que todos possam acompanhar, mas ao mesmo tempo suficientemente técnicas para interessar que é da área”, resume Ferreira.

O grupo de Brasília até aqui vem aprofundando conversas sobre inteligência artificial, seus impactos na democracia e finanças, ou mesmo na agricultura e na sociedade, além dos desafios envolvidos. A agenda de reuniões pode ser conferida pelo endereço pydatabsb.com.br.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

10/12/2018
Indústria abre edital para financiar startups de impressão 3D

29/11/2018
Oi seleciona startups para programa de aceleração do Oito

26/11/2018
Cansado de esperar Ucrânia, Brasil extingue Alcântara Cyclone Space por MP

14/11/2018
Governo regulamenta fundo de investimento para uso de recursos da Lei de Informática

12/11/2018
Finep seleciona 21 parceiros estaduais em programa de incentivo a startups

31/10/2018
MCTIC e Senai se unem para mapear Indústria 4.0

25/10/2018
Ranking das 100 fintechs mais inovadoras do mundo tem três brasileiras

24/10/2018
CGU usa aprendizado de Inteligência Artificial para fiscalizar repasses da União

04/10/2018
Finep tem R$ 500 milhões para projetos de inovação em universidades privadas

27/09/2018
Governo vai usar R$ 1 bilhão da Finep em saneamento, mobilidade e energia

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a expatriação fortalece empresa e funcionários?

Por MarcosSantos*

O processo, que consiste em enviar profissionais para trabalhar na unidade da mesma empresa em outro país, promove uma troca de conhecimento entre a equipe da unidade estrangeira e novo colaborador, uma experiência enriquecedora de ampliação de  expertises e de uma nova atmosfera de trabalho.

Destaques
Destaques

América Latina é um celeiro de talentos para o Open Source

"Temos recursos surpreendentemente bons", diz Paulo Bonucci, General Manager da Red Hat na América Latina. Sobre a compra pela IBM, o executivo diz que a Red Hat se uniu com quem tem o DNA para atender o mercado corporativo.

Brasil despenca 12 posições em ranking mundial de proficiência em inglês

País passou ocupar a 53ª posição - estava em 41º - em ranking com 88 países, e que avalia o nível de proficiência no idioma de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas. Desempenho da América Latina piorou.

STF derruba TST e reafirma terceirização irrestrita

Plenário da Corte entendeu que é lícita a terceirização tanto para a atividade-meio como para a atividade-fim, mesmo nas operadoras de telecomunicações.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site