Home - Convergência Digital

Brasília ganha comunidade que discute código aberto e ciências de dados

Convergência Digital - Carreira
Luís Osvaldo Grossmann - 18/05/2018

Depois de São Paulo e Belo Horizonte, Brasília também passou a contar com uma comunidade de compartilhamento e discussão de temas ligados à ciência da computação. Trata-se de um novo capítulo do projeto PyData, parte da organização americana NumFocus que promove o uso de código aberto.

“Começamos aqui em novembro de 2017, incentivados pelo pessoal de Belo Horizonte. Estamos já no quinto debate promovido e temos uma comunidade que já passa de 630 pessoas, tendo a computação como fio condutor”, explica um dos organizadores do 5o PyData BSB, realizado nesta sexta, 18/5, João Ferreira.

PyData é uma comunidade de práticas nascida em 2013 a partir de programa educacional da NumFocus, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos com foco no desenvolvimento de programas em código aberto. Atualmente tem grupos em 97 cidades, de 41 países – três delas no Brasil.

“É basicamente uma comunidade de ciência de dados, com pessoas interessadas em ciências de dados, em que fazemos encontros para divulgar trabalhos interessantes e técnicas. Compreende desde um publico universitário até governamental, abrangente. E o que a gente busca é que não sejam palestras muito técnicas para que todos possam acompanhar, mas ao mesmo tempo suficientemente técnicas para interessar que é da área”, resume Ferreira.

O grupo de Brasília até aqui vem aprofundando conversas sobre inteligência artificial, seus impactos na democracia e finanças, ou mesmo na agricultura e na sociedade, além dos desafios envolvidos. A agenda de reuniões pode ser conferida pelo endereço pydatabsb.com.br.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

18/05/2018
Brasília ganha comunidade que discute código aberto e ciências de dados

14/05/2018
Saúde ultrapassa TICs no programa Start-up Brasil

10/05/2018
Conflito entre sócios contribui para mortalidade de startups

04/05/2018
IoT, Fintech e Agritech dominam lista de empresas que vão receber R$ 18,5 milhões da FINEP

13/04/2018
Governo do DF oferece primeiras 8 salas do Parque Tecnológico

09/04/2018
Finep reduz juros de suas linhas de crédito para inovação

27/03/2018
Brasileiros têm carro autônomo como objeto de desejo

21/03/2018
Banco Daycoval e seguradora Zurich aderem ao Torq para fazer Inovação virar projeto

13/03/2018
Robô brasileiro é contratado para ajudar no Imposto de Renda

23/02/2018
No Brasil, 30% das startups morrem por falta de acesso ao capital

Veja mais artigos
Veja mais artigos

eSocial desafia a rotina dos Recursos Humanos

Por Juliana Andrade*

Chegou a hora de as empresas tirarem proveito da robotização, especialmente, na análise de cadastros para observar se há ou não alguma informaçaõ que destoe da atualidade. O regime fiscal online exige a reparação dos dados.

Destaques
Destaques

Flexibilização no trabalho: prática bem longe da realidade no Brasil

Pesquisa mostra que 75% dos brasileiros ainda trabalham no formato tradicional: no escritório e no horário comercial. Estudo mostra ainda que 58% das empresas não fornecem recursos suficientes para viabilizar o home office.

Juízes do Trabalho: Reforma trabalhista só vale depois da sua entrada em vigor

Decisão foi tomada por mais de 700 juízes e desembargadores. Para eles, a Lei 13.467/2017 só deve valer para processos e contratos iniciados após 11 de novembro de 2017, quando a legislação entrou em vigor.

Lei Trabalhista: TST decide que demissão só pode ser homologada no sindicato

Tema é controverso, mas o ministro Alexandre Agra Belmonte decidiu em setença que "se o empregado tiver mais de um ano de serviço, o pedido de demissão somente terá validade se assistido pelo seu sindicato".

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site