TELECOM

Por 5G, Anatel quer triplicar a capacidade de espectro existente

Convergência Digital ... 09/04/2019 ... Convergência Digital

A Anatel abriu nesta terça-feira, 9/4, uma consulta pública sobre o novo regulamento de radioenlaces, tendo como principal modificação a proposta de mais do que triplicar a capacidade hoje disponível. Segundo a agência, a demanda será maior com a implantação do 5G.

“A proposta prevê novas faixas entre 30 GHz e 170 GHz, inclusive para atender as demandas que virão com o 5G, com um acréscimo para três vezes e meia a disponibilidade atual”, explica o relator da proposta, que aceitará contribuições por 60 dias, Emmanoel Campelo.

Adicionalmente, a proposta pretende consolidar 26 normativos e disposições pontuais – nove delas ainda anteriores à própria criação da Anatel – em uma única resolução. “Também haverá padronização das condições de uso de várias subfaixas de radiofrequências”, emenda o conselheiro.

A proposta acrescenta várias subfaixas no intervalo de 30GHz a 175GHz, totalizando aproximadamente 66 GHz ao serviço, contra os 26 GHz atualmente disponíveis para radioenlaces. “As faixas em que estão já tiveram direcionamentos em maior ou menor grau por organismos internacionais, em especial a União Internacional de Telecomunicações (UIT)”, completa Campelo.

O texto completo da consulta está no sistema online da agência (http://sistemas.anatel.gov.br/sacp). Também são aceitas contribuições por carta para a sede da Anatel em Brasília.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Rede da Oi registra tráfego de 4,27 terabytes na etapa mundial do circuito de surfe

O volume registrado equivale a 1.099.606 fotos de alta resolução, montante 20% maior que o número transmitido no ano passado, de 909.042 fotos (3,53 Terabytes).Evento aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G