INOVAÇÃO

CNJ cria laboratório de inteligência artificial para processo eletrônico

Convergência Digital* ... 07/12/2018 ... Convergência Digital

O Conselho Nacional de Justiça anunciou durante o 12o Encontro Nacional do Poder Judiciário, nesta semana, que trabalha na criação de um laboratório de inteligência artificial. O foco será o desenvolvimento de soluções de ponta para os processos judiciais eletrônicos.

“Informação é poder. Vivemos em um país com uma vida altamente judicializada. Quanto não valem as informações depositadas nos bancos de dados dos tribunais?”, afirmou o presidente da Comissão Permanente de Tecnologia da Informação e Infraestrutura do CNJ, Márcio Schiefler.

Segundo o presidente da Comissão de TI, o Poder Judiciário deve assumir protagonismo nesse campo em que o setor privado já oferece serviços aos tribunais em troca do livre acesso às informações processuais. Ou seja, o CNJ e as cortes devem assumir a liderança.

A iniciativa será desenvolvida por meio de um convênio com o Tribunal de Justiça de Rondônia, que desenvolveu um sistema para criar modelos de inteligência artificial na área de processamento de linguagem natural, aquela com maior aplicação no Judiciário.

Segundo o CNJ, o primeiro produto desse novo laboratório de inteligência artificial é um gabinete inteligente para atuação dos magistrados. Ele será entregue no primeiro semestre de 2019, pois já é utilizado no TJRO e está sendo customizado para o PJe.

Entre os exemplos citados para atuação da IA figura a busca por maior qualidade nas execuções fiscais, um dos maiores gargalos da Justiça brasileira. Ao fazer o anúncio, o CNJ lembrou que esse campo já conta com ferramentas desenvolvidas, caso do sistema Victor, do Supremo Tribunal Federal, e o Sinapses, do TJ-RO.

* Com informações do CNJ


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Grupo Sabin usa Inteligência Artificial para monitorar cibercrimes

“Acompanhamos a LGPD desde o início porque trabalhamos com informações muito sensíveis”, sinaliza o gerente nacional de tecnologia, Edgar Moreira.

Banco Central: Inovação exige equilíbrio nada trivial entre pessoas, segurança e risco

O sistema perfeito inexiste e falhas vão acontecer, mas é obrigatório mitigar os riscos, sustenta o, ex-CIO e agora chefe de segurança cibernética da Autoridade Monetária, Marcelo Yared.

Crédito imobiliário ainda é desafio para digitalização

“Precisamos chegar lá. Mas nem a Estônia, que é considerado o país mais digitalizado do mundo, conseguiu”, lamenta o gerente nacional de soluções tecnológicas para habitação da CEF, Darlan Lins.

Ministério da Economia seleciona 105 startups para aceleração

Programa Inovativa Brasil, criado em 2013, oferece mentoria e contatos com potenciais parceiros. Primeiro ciclo de 2019 em 22/4.

Votorantim Cimentos leva iniciativa de IoT do Brasil para o mundo

O CIO da companhia, Humberto Shida, diz que a experiência com IoT para controle das betoneiras de cimentos foi validada e trouxe um retorno efetivo. Agora, o modelo nacional será replicado nos Estados Unidos.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G