TELECOM

4G da Oi leva Internet e comunicação à estação brasileira da Antártica

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 11/03/2019 ... Convergência Digital

Sete anos depois, a estação Antártica Comandante Ferraz - responsável pelo desenvolvimento de um programa estratégico de pesquisas científicas sobre as alterações climáticas no mundo e as repercussões no Brasil e que, em fevereiro de 2012 foi destruída por um incêndio - renasce e fica capaz de atender a um desejo antigo dos pesquisadores e cientistas que vivem numa das regiões mais inóspitas do mundo: Ter acesso à Internet e à comunicação com o mundo.

"O 4G nos traz segurança e isso é um grande feito. Nós podemos conversar com a nossa família. Nós podemos pedir socorro em emergência. Além disso, vamos poder enviar dados relevantes para os Centros de Apoio de Pesquisa. Também damos relevância ao trabalho aqui realizado", diz o comandante e responsável pela reconstrução da estação, Geraldo Juaçaba, em entrevista feita por vídeochamada ao Convergência Digital.

A montagem da nova infraestrutura de telecomunicações - que ficou com a Oi - exigiu cuidados especiais. A rede foi adaptada para suportar ventos de até 200 Km/hora e temperaturas baixíssimas que podem chegar a -94,7º celsius. "Tivemos cinco técnicos que chegaram em janeiro para consolidar a infraestrutura com a ajuda dos militares que recebem qualificação para cuidar dos equipamentos", conta Roberto Blois, diretor da Oi.

Entre as inovações utilizadas está o sistema anticongelante nas antenas, com material produzido pelos fabricantes de aviões, submarinos e veículos militares. A nova estação Comandante Ferraz terá 4500 metros quadrados com 226 contêineres e 18 laboratórios para pesquisa de assuntos como o buraco na camada de ozônio e o efeito estufa.
O Brasil, com a base, também mantém o direito de participação ativa na tomada de decisões relativas ao futuro da região antártica. Só em estruturas de aço de alta resistência são 700 toneladas e as fundações atingem até 28 metros de profundidade. No total, 54 pilares sustentam 226 contêineres de 3,5 toneladas.

Com o 4G, cientistas e militares passam a dispor de internet fixa de alta velocidade (que permite transmitir dados, fazer videoconferências e ligações); rede móvel com conexão 4G; acesso wi-fi distribuído por todas as instalações da estação; e sistema de recepção de sinal de TV. Assistam a entrevista, por vídeochamada com o comandante Geraldo Juaçaba e com o diretor da Oi, Roberto Blois. Uma curiosidade: durante a realização da vídeochamada - apesar de ser verão - nevava na Estação Comandante Ferraz.


Internet Móvel 3G 4G
Florianópolis quer ser cidade laboratório do 5G no Brasil

Fundação CERTI, centro de referência em Inovação, quer por meio de aplicações tornar a capital catarinense em uma referência para a adoção da tecnologia. "5G vai fazer a transformação digital que o Brasil precisa", sustentou o superintendente de Negócios, Tecnologia e Inovação, Laércio Silva.

Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Rede da Oi registra tráfego de 4,27 terabytes na etapa mundial do circuito de surfe

O volume registrado equivale a 1.099.606 fotos de alta resolução, montante 20% maior que o número transmitido no ano passado, de 909.042 fotos (3,53 Terabytes).Evento aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G