Home - Convergência Digital

Indústria de Telecom mobiliza força-tarefa para salvar 5G da guerra política

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 15/02/2019

Apagar o incêndio e tentar uma saída para o impasse entre a Huawei e o governo dos Estados Unidos para evitar que o desembarque do 5G atrase e crie um efeito-dominó em toda a indústria de telecomunicações. A GSMA, representante dos fabricantes e das operadoras móveis, propôs aos governos da Europa, a realização de testes de segurança de rede para evitar a exclusão de fornecedores do mercado.

As operadoras móveis alertam que a proibição de um fornecedor aumentará os custos para eles e seus clientes, atrasará a implantação de serviços 5G em anos e possivelmente prejudicará as redes existentes. “Tais conseqüências significativas, intencionais ou não, são totalmente evitáveis”, disse a GSMA em um comunicado divulgado antes da realização de Congresso Mundial de Telefonia Móvel em Barcelona.

A GSMA informou a criação de uma força-tarefa de operadores europeus para identificar maneiras de melhorar os regimes de testes existentes executados por operadores individuais, por laboratórios terceirizados ou em parceria com o 3GPP, o órgão de padronização do 5G.

A entidade recomendou aos governos e as operadoras de telefonia móvel para trabalharem de forma conjunta com o objetivo de fechar um acordo sobre um regime de testes para a Europa “para garantir a segurança da rede enquanto mantém a concorrência no fornecimento de equipamentos”.

Em resposta, a Huawei disse:“Estamos comprometidos em trabalhar globalmente com todos os envolvidos na segurança de rede: parceiros, fornecedores, reguladores e governos, para encontrar a melhor maneira de garantir a segurança e a privacidade dos dados.”

*Com agências de notícias

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

12/06/2019
Ericsson: adoção do 5G será ainda mais rápida do que foi a do 4G

10/06/2019
Tratores autonômos são a realidade do agronegócio com o 5G

07/06/2019
GSMA: Sem os chineses, custo do 5G na Europa vai crescer US$ 62 bilhões

06/06/2019
Bloqueada nos EUA, Huawei anuncia acordo com a Rússia para 5G

06/06/2019
5G será o último 'G', decreta Vodafone

03/06/2019
5G é trunfo da Amazon na sua disputa com a Microsoft

28/05/2019
Números da Coreia do Sul mostram que consumo de dados triplica com 5G

24/05/2019
Qualcomm: Banda milimétrica exigirá que cada operadora tenha de 400 Mhz a 800 Mhz

24/05/2019
Leilão 5G na Alemanha já supera 6 bilhões de euros

24/05/2019
Huawei: Brasil não está atrasado para o 5G

Destaques
Destaques

Para injetar R$ 200 bilhões na economia, IoT tem de ficar livre das amarras tributárias

Relator da proposta de tributo zero para Internet das Coisas, deputado Eduardo Cury, do PSDB/SP, disse que o setor precisa municiar o Parlamento com dados para convencer à Casa a conceder a desoneração.

5G exige muito espectro para entregar tudo que se espera da tecnologia

Anatel, indústria e teles sustentam que a nova onda tecnológica só vai atender as demandas esperadas se tiver frequência suficiente para melhorar os serviços.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site