INTERNET

Europa vai exigir taxa para links e filtro de conteúdo protegido por copyright

Convergência Digital ... 26/03/2019 ... Convergência Digital

Parlamentares da União Europeia endossaram uma revisão das regras de copyright do bloco, com a previsão de medidas polêmicas como a taxa de links e os filtros de conteúdo, primeiramente rejeitadas, mas retomadas no ano passado em emendas durante a tramitação da nova diretiva. Por 348 votos a 274, as novas regras de direito autoral foram aprovadas nesta terça, 26/3.

A Comissão Europeia começou a rever as regras relacionadas à direito autoral há dois anos em uma suposta tentativa de proteger uma indústria que vale 915 bilhões de euros por ano, respondendo por 11,65 milhões de empregos e 6,8% da economia da UE.

Dentre as medidas mais controversas, os artigos 11 e 13 da diretiva, estão o pagamento por citações a materiais publicados, mais conhecida como taxa sobre links, e a exigência para que plataformas de conteúdo compartilhado mantenham uma constante varredura em busca de conteúdo protegido por copyright.

Essa última quase caiu com uma proposta no final da votação de eliminar o filtro, mas foi rejeitada por um placar apertado e diferença de apenas cinco votos. A regra prevê que as plataformas adquiram direitos de uso mesmo para os conteúdos publicados por seus usuários.

Os defensores da medida mantém que o suposto risco de fim dos ‘memes’ não vai acontecer diante da previsão inserida de que é livre a “partilha de obras para efeitos de citação, crítica, revisão, caricatura, paródia ou pastiche”. Mas não é muito claro o impacto em canais do YouTube, por exemplo, que recebem remuneração e podem ser vistos como vídeos com intuito de lucro.

Com a aprovação final da revisão da legislação de direito autoral, os países membros da União Europeia terão até dois anos para aprovar em seus próprios legislativos. E embora haja um expresso entusiasmo de nações como França, outros países do bloco, como Finlândia, Itália, Luxemburgo, Holanda e Polônia recusaram-se a apoiar as reformas


Comissão Européia: Facebook, Google e Twitter fizeram pouco contra Fake News

Redes sociais prometeram em outubro do ano passado adotar medidas contra a divulgação de notícias falsas relativas às eleições do Parlamento Europeu, que acontecem entre 23 e 26 de maio.

Moradora chama prefeito de "mentiroso" pelo Whatsapp e é multada em R$ 5 mil

TJMG aceitou a queixa do prefeito da cidade de Frei Inocêncio e determinou indenização contra moradora que distribuiu áudio no aplicativo chamando-o de “mentiroso”, “trapaceiro” e “cretino”.

Autoridade de Dados, no Executivo, não terá reconhecimento internacional

“Congresso precisa garantir um modelo interoperável com outros países, que sejamos considerados como país adequado na proteção de dados”, adverte a professora de Direito da UnB e do IDP, Laura Schertel Mendes.

Bibliotecas e museus sofrem para digitalizar e oferecer acervos online

Embora o Plano Nacional de Cultura estabeleça que acervos devem estar disponíveis na internet até 2020, só 31% digitalizam parte do acervo e 22% ofertam na rede.

Para o governo, regulamentação da LGPD exige criação imediata da autoridade de dados

Inserir a autoridade na Presidência foi a solução possível."Queremos a autoridade funcionando um ano antes da vigência da lei. Não dá para discutir eternamente”, diz Luiz Felipe Monteiro.

Revista Abranet 26 . nov-dez 2018 / jan 2019
Veja a Revista Abranet nº 26 Estudo da Abranet revela a existência de um universo díspar entre os prestadores, o que impõe desafios à regulamentação mínima necessária para manter o mercado estruturado e o limite aceitável para a sobrevivência das empresas.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G