INOVAÇÃO

Cade arquiva investigação de taxistas proposta pela Uber

Convergência Digital* ... 05/07/2018 ... Convergência Digital

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica arquivou o processo que investigava taxistas e sindicatos da categoria de se valerem de meios abusivos para excluir e barrar a entrada do aplicativo Uber no mercado de transporte individual remunerado.

Representação apresentada pela Uber e por estudantes universitários de Brasília acusava representantes dos taxistas em diferentes unidades da federação se valerem de litigância abusiva, ou sham litigation no jargão antitruste, propondo diversas ações judiciais e administrativas com intuito de prejudicar a nova concorrente – além de violência coordenada e grave ameaça contra motoristas e passageiros do aplicativo.

Para o relator no Cade, Mauricio Maia, os taxistas entenderam estarem sendo lesados por um concorrente não regulado. “Tendo em vista a novidade que as Empresas de Rede de Transporte representaram para o mercado e a dúvida que pairava sobre o tema, a demanda dos taxistas em reconhecer a proibição dos aplicativos de transporte individual de passageiros não parece estar despida de fundamento, mesmo que se concorde com os benefícios que os novos serviços trazem para o mercado e para a concorrência”, afirmou.

Em relação ao emprego de violência e grave ameaça, o relator concluiu que os elementos apresentados nos autos são razoáveis para presumir que houve potencial risco de lesão à concorrência. No entanto, há grande dificuldade para responsabilização concorrencial no caso. “Por sua articulação privada e, aparentemente descentralizada, torna-se difícil distinguir a autoria das condutas em tela em âmbito antitruste”, disse. As reportagens jornalísticas apresentadas como provas não seriam suficientes para gerar condenação.

* Com informações do Cade


Cloud Computing
ITI normatiza o uso de certificação digital na nuvem

A portaria nº 2, publicada no Diário Oficial da União, atualiza os os requisitos para serviços de confiança de uso de chaves criptográficas e define e normaliza a Lista de Prestadores de Serviço de Confiança – LPSC.Maior ganho é o uso do certificado diital, pela nuvem, em smartphones.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Ministério da Economia quer privatizar o financiamento à inovação

Além das empresas estatais de TICs como Serpro, Dataprev, Telebras e Ceitec, lista da secretaria de desestatizações , comandada por Salim Mattar, inclui a Finep, agência de fomento do MCTIC, e o próprio BNDES.

Com mais IA, biometria e big data, CNH Digital pula de 3 mil emissões/dia para 18 mil/dia

O cruzamento de dados biográficos e biométricos deu resultado e governo federal quer uma plataforma multicanal para atender a demanda de serviços digitais, revela o secretário de governo digital, Luiz Felipe Monteiro. Algoritmos também ganham destaque.

Rede GoB2B quer ser a plataforma de negócios global do Brasil

Empresa responsável pela criação da iniciativa reuniu um banco de dados com mais de 700 mil normas que permite uma companhia brasileira negociar, via rede, com qualquer outra global, sem intermediários apenas pela descrição do produto procurado, conta o dono da patente, Pierre Grossmann.

PwC: Brasil entra na segunda onda dos carros autônomos

Estudo da consultoria,publicado pelo site Autos Giros, mostra que o automóvel está deixando de ser uma propriedade para se tornar ‘apenas’ um veículo para a mobilidade. Mudança estrutural imposta pela tecnologia determina estratégias ousadas.

BNDES dobra financiamento e chega a R$ 30 milhões para projetos de Internet das Coisas

Investimentos somam R$ 88 milhões e vão viabilizar 15 projetos-piloto, tocados por 11 instituições, nas áreas de saúde, rural e cidades inteligentes.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G