TELECOM

2019 não será um ano trivial no Brasil

Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos ... 14/11/2018 ... Convergência Digital

O cenário do Brasil em 2019 não será trivial, em função da necessidade de se faszer reformas em um ambiente conturbado e politicamente desorganizado, afirmou o analista político do Insper, Carlos Melo, ao participar do XI Seminário TelComp 2018, realizado nesta quarta-feira, 13/11, em São Paulo.

Às operadoras competitivas, Melo sustentou que o Brasil precisa investir em ferramentas de produtividade porque o Estado brasileiro tem de ser mais eficiente. "Essa é uma busca inexorável", afirmou.

Sobre um Brasil Digital, Melo foi taxativo: ele só acontecerá quando o País tiver políticos digitais e não analógicos e que não entenderam que a transformação digital já está presente. "Há um descompasso entre esse mundo novo e a nossa cultura política que ainda é antiquada". Carlos Melo deu uma entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital. Assistam.


Internet Móvel 3G 4G
No Brasil, TIM nega descarte da Huawei para rede 5G

Segundo a agência Reuters, operadora teria excluído a fabricante chinesa da lista de potenciais fornecedores em compras na Itália e no Brasil.  Escolhidos teriam sido: Cisco, Ericsson, Nokia, Mavenir e Affirmed Networks.

STF decide que Lei estadual que proíbe fidelização é constitucional

Para a Ministra relatora Rosa Weber, a lei do Rio de Janeiro apenas veda a fidelização, sem interferir no regime de exploração ou na estrutura remuneratória da prestação dos serviços. O objetivo, segundo ela, é apenas a proteção dos usuários.

Faixa de 1,5 GHz também pode ser destinada ao 5G para uso privado

Proposta foi apresentada em reunião do Conselho Diretor da Anatel.  Mas a faixa é usada pela Força Aérea Brasileira para aplicações de telemetria. Agência sugere destinar 30 MHz para satélites, como forma de evitar interferência.

Demanda por renegociação de contratos de telecom aumenta 30% na pandemia

Medida está sendo usada por grandes empresas do setor financeiro, varejo, concessionárias, tecnologia, entre outros, revela a consultoria VIA\W.

Telefone ainda é o canal preferido para reclamações sobre serviços

Desde o início da pandemia da Covid-19, mais de um terço das solicitações (36%) foi encaminhada por telefone, bem à frente chat (21%) e email (20%).

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G