Home - Convergência Digital

Paraná cria curso para formar profissionais técnicos para o 5G

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 17/01/2019

O Brasil é um dos maiores mercados de telecomunicações da América Latina, segundo a União Internacional das Telecomunicações (UIT) e a previsão é que sua receita total alcance R$ 150 bilhões no Brasil até 2022. Esse crescimento expressivo demandará mão de obra qualificada que ainda é escassa no país, inclusive para atender a adoção da tecnologia 5G pelas operadoras nacionais.

Com o objetivo de investir em capital humano por meio de parcerias na área educacional, a Huawei e o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, uniram forças e lançaram o curso de Qualificação para Instalador Técnico de Equipamentos de Telefonia Móvel. "Estamos celebrando uma parceria de fundamental importância e isso é motivo de muito orgulho para todos nós do Sistema Fiep", afirma José Antonio Fares, Diretor Regional do Senai e Superintendente do Sesi e do IEL no Paraná.

O laboratório está sendo equipado com mais duas estações radiobase 5G e um enlace de rádio de microondas de alta capacidade, tornando-se referência em termos de tecnologia de próxima geração (5G), já que as quatro estações radiobase suportarão as tecnologias GSM, 3G, 4G e 5G. "Este é um mercado promissor e, por isso, é fundamental implementar cursos como este. Nosso laboratório está preparado para capacitar os alunos para atuar na indústria, com qualidade e sempre atualizados", conclui Fares.

"Estamos prezando por disponibilizar aos alunos do curso as técnicas e tecnologias mais atuais, e que estarão disponíveis ao usuário das redes de celular nos próximos anos. Um bom exemplo é o equipamento 5G que instalamos para que o treinamento seja o mais atualizado possível", completa Marcio Ribeiro Guimarães, Gerente de Projetos da Huawei. Já Mateus Martini, Diretor-Regional da Huawei, explica que a empresa encontrou dificuldades no mercado nacional pela falta de profissionais qualificados e atualizados. "O curso vem para formar mão de obra e capacitá-la tecnicamente para atuar no mercado de telecomunicações. A Huawei sempre entendeu a capacitação profissional como parte da transformação digital do País".

Sobre o Curso

O profissional técnico com qualificação em Equipamentos de Telefonia Móvel poderá instalar equipamentos de telecomunicações da rede móvel de acordo com projetos, normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde no trabalho e de preservação ambiental. Entre os assuntos abordados no curso estão equipamentos da rede móvel, integração do sistema celular, segurança do trabalho e meio ambiente, elaboração de projetos, análise de resolução de problemas e ferramentas digitais.

No formato pensado pelo Senai no Paraná, em conjunto com a Huawei, será possível que empresas contratem o curso para seus funcionários. "Para as empresas, podemos fazer um curso customizado, conforme demanda. Nesse caso, a ideia não é apenas qualificar, mas também aprimorar o conhecimento dos profissionais que já estão no mercado", explica Rafael Cury, Gerente do Campus da Indústria. Além desse formato, o Senai no Paraná está com as turmas abertas para que todos os interessados possam fazer o curso de qualificação. "Se não acompanharmos a evolução da tecnologia, mostrando e ensinando aos profissionais o que foi mudado, nós teremos técnicos bons, mas desatualizados", reforça Claudio Berger, Gerente de Qualidade da Huawei.

Em fevereiro, o Senai no Paraná iniciará mais uma turma para o curso e as matrículas já podem ser feitas pelo link: www.cursocertosenai.com.br/telefoniamovel

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

22/03/2019
Oi testa 5G na faixa de 3,5GHz em Búzios, no Rio de Janeiro

21/03/2019
Anatel incluiu a faixa de 26GHz no leilão do 5G

07/03/2019
5G vai gerar 15 milhões de novos empregos até 2025

07/03/2019
Preço alto e falta de celulares levam Coreia a adiar lançamento do 5G

01/03/2019
Korea Telecom: 5G reconstrói os negócios com o mercado B2B

01/03/2019
Mais que frequência, 5G exige muita fibra e muita nuvem

27/02/2019
5G em faixa milimétrica trará pelo menos R$ 37 bilhões ao Brasil até 2024

27/02/2019
Anatel agenda leilão do 5G para março de 2020

26/02/2019
Inglaterra testa transmissão de rádio ao vivo por 5G

20/02/2019
TIM quer leilão 5G o quanto antes e rede legada única para o 2G

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

STF anula decisão do TST e reforça valor legal da terceirização

Decisão aconteceu em uma ação de uma atendente contratada pela Contax, prestadora de serviços de call center, para atuar como terceirizada na Telemar Norte Leste.

Mais de 60% dos brasileiros estão infelizes, mas têm medo de mudar de emprego

Estudo da Brands2Life, com o LinkedIn, traz um dado assustador: 80% dos brasileiros não se candidata para a vaga de trabalho que gostaria. Cerca de um terço dos profissionais deixa de se candidatar a uma nova vaga por falta de confiança na sua própria capacidade.

Serviços de TI e de Telecom podem ser 100% terceirizados no Governo Federal

Também foi incluída na lista divulgada pelo governo Federal o serviço de teleatendimento. Decisão está publicada na portaria 443/2018.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site