TELECOM

5G vai quintuplicar o tráfego de dados e terá papel decisivo na economia mundial

Ana Paula Lobo* ... 22/01/2019 ... Convergência Digital

Há um forte momento global para o 5G e a tecnologia será adotada de forma massiva entre 2020 e 2024, chegando a 40% da população mundial, com as redes comerciais despontando nos Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Japão e China nos próximos anos, sustenta relatório produzido pela Ericsson para o Fórum Econômico Mundial, que acontece em Davos, na Suécia.

De acordo com o levantamento da Ericsson, as principais implementações de 5G estão previstas para 2020, e até o final de 2024 há a projeção de se ter 1,5 bilhão de assinaturas 5G, o que significará quase 17% dos celulares ativos mundialmente. O tráfego global deverá quintuplicar no período 2018 a 2024, com vídeo sendo o rei dessa aplicação. O relatório mostra que o tráfego de vídeo nas redes móveis terá um crescimento anual de 35% até 2024 e representará, ao final, 74% de todo o tráfego de dados móveis global.

Mas ainda haverá pessoas longe da Internet, mesmo com as redes 2G, 3G, 4G e 5G. Em 2024, aponta ainda o estudo, uma em cada quatro pessoas no mundo, ou seja 25% da população, não terá acesso a banda larga móvel. Isso significa algo em torno de 1,9 bilhão de pessoas sem conectividade móvel de alta velocidade. 

Quem também aproveitou Davos e a reunião dos líderes das principais economias do mundo para mostrar o impacto do 5G foi a Huawei. "O 5G está pronto, o 5G está chegando e o 5G trará a cada um de nós grandes benefícios", declarou Ken Hu, vice-presidente da fabricante chinesa. Segundo ele, 2019 terá o 5G como o grande mercado para tecnologia.

"O 5G vai revolucionar negócios e lazer e poderá trazer respostas imediatas para problemas estruturais do planeta", acrescentou. Ken Hu também advertiu para o impacto negativo da guerra travada entre a China e os Estados Unidos. "O 5G precisa do ecossistema global. Essa disputa é muito negativa", reforçou.

*Com agências de nóticias internacionais


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Anatel propõe liberdade tarifária em chamadas de longa distância

Segundo a agência, consumidores têm amplas opções de serviço, a começar por ligações de voz sobre IP em diferentes aplicativos que usam a internet. Hoje a maior parte das teles oferece voz gratuita para vender o pacote de dados.

Marco de Telecom: CCT do Senado promete rapidez, mas quer ouvir presidente da Anatel

Os senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado prometem uma votação rápida do novo modelo para o setor de Telecomunicações. Mas uma data para votação só deve ser definida na próxima semana, quando retorna de missão internacional a relatora do PLC 79/16, Daniella Ribeiro (PP-PB).

Anatel abre 90 dias para teles inscreverem suas inovações ao consumidor

Edital do Concurso Prática Inovadora nas Relações de Consumo nos Serviços de Telecomunicações 2019  prevê premiações separadas para pequenas e grandes empresas.

4G da Oi leva Internet e comunicação à estação brasileira da Antártica

Condições na base Comandante Ferraz - com ventos de até 200 Km/h e temperaturas recordes negativas - são inóspitas. Por vídeochamada, o comandante Geraldo Juaçaba e o diretor da Oi, Roberto Blois, falam ao Convergência Digital sobre o impacto dessa nova infraestrutura de telecomunicações na vida da base brasileira.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G