INTERNET

Itaú e PayPal fazem acordo para compartilhar dados de clientes

Convergência Digital* ... 29/08/2018 ... Convergência Digital

O Itaú Unibanco e a plataforma de pagamentos PayPal anunciaram nesta quarta-feira, 29/08. uma parceria no comércio eletrônico que prevê o compartilhamento de informações de clientes, o que pode elevar o percentual de aprovações de compras e reduzir fraudes.

A parceria, não exclusiva, tem meta de atrair cerca de 1 milhão de clientes nos próximos dois anos, segundo a diretora geral do PayPal Brasil, Paula Paschoal. O acordo envolve também a preferência para uso da Rede, credenciadora do Itaú, no processamento das compras.

“O aumento das vendas pelo celular e a consolidação dos marketplaces favorece o desenvolvimento do e-commerce no País. Esse é um mercado de mais de 55 milhões de consumidores e que tem espaço de sobra para se expandir, se consideramos o número crescente de nativos digitais com autonomia para comprar e a expectativa de melhora da economia”, afirma o diretor-presidente da Rede, Marcos Magalhães.

O movimento acontece num cenário em que as compras pelo ecommerce vem há anos crescendo acima do ritmo do comércio tradicional. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor cresceu 12% em 2017 e deve avançar outros 15% neste ano, enquanto o varejo nacional como um todo tem crescido apenas um dígito nos últimos anos.

Mas as tentativas de fraudes mais frequentes no ambiente virtual em geral provoca um total de negativas muito superior. Enquanto nos meios físicos as aprovações de pagamentos com cartões é sempre próxima de 10)%, no ecommerce os emissores chegam a rejeitar até uma em cada quatro transações.

Ao compartilhar mais dados de seus clientes de cartões do Itaú Unibanco com a PayPal, os parceiros avaliam que o percentual deve crescer fortemente, embora os executivos tenham evitado mencionar números. “Nossas simulações apontam para um aumento sensível do volume de aprovações”, disse a diretora-geral do PayPal no Brasil.

Cerca de 350 mil estabelecimentos no país aceitam receber pagamentos por meio da PayPal. No Brasil, cerca de 3,8 milhões de pessoas pagam compras online por meio da plataforma. O modelo compartilhado estará disponível até o quarto trimestre. Antes de entrar em vigor, o banco consultará seus clientes sobre se aceitam que parte de seus dados sejam compartilhados com o PayPal.

Outro objetivo do Itaú Unibanco com a parceria é elevar a fatia de mercado de seu braço de adquirência, a Rede, no comércio eletrônico. Enquanto nos pagamentos presenciais, a credenciadora tem 32,5% do mercado, no ecommerce a participação é menor, embora o banco revele qual. Segundo o banco, a meta é que a participação no ecommerce seja similar à fatia no comércio tradicional até o fim deste ano.



Perícia digital: Disputa judicial exige mais prazo de armazenamento de dados

"Conflitos judiciais levam mais tempo que o exigido das empresas para armazenamento das informações. Com dados, não há anonimato na Internet", observa João Alberto Matos, do Pio Tamassia Advocacia. Fake News e perfis falsos nas redes sociais mobilizam a maior parte das perícias digitais.

MPF investiga Facebook por prestar informação falsa e descumprir ordem judicial

Para o Ministério Público, “a atitude mostra desrespeito aos Poderes da República Federativa do Brasil". Facebook tem 30 dias para dar esclarecimentos.

Brasileiro precisa entender que os dados valem muito dinheiro

Professor Luca Belli, da FGV/RJ, diz que o Brasil tem 210 milhões de produtores de dados e pode ter uma vantagem competitiva em Inteligência Artificial. "Mas a hora é de abrir a caixa preta e entender os critérios usados na tomada de decisão", observa. Sobre a LGPD, o especialista é taxativo: sem Autoridade de Dados, a legislação não 'pega'.

Autoridade de Dados tem de ser independente, técnica e sem controle do Estado

"Não haverá Lei de Proteção de Dados sem a Autoridade, mas não podemos ter essa entidade ligada à Casa Civil, ao Ministério da Justiça ou ao CGI. Ela vai fiscalizar a iniciativa privada e o poder público. Precisa ter independência", adverte Carlos Affonso de Souza, do ITS/Rio de Janeiro.

Brasil soma quase sete mil provedores de Internet

Pesquisa TIC Provedores 2017, feita pelo CGI.br, mostra ainda que os ISPs são os fomentadores da fibra óptica no País. Maior parte dos provedores é pequeno e oferecem até 1000 acessos. Os grandes provedores respondem por 2%, mas atendem a 80% do mercado.

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