Home - Convergência Digital

Um em cada cinco trabalhadores dependerá da Inteligência Artificial

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 10/01/2018

O ano de 2020 será crucial na dinâmica de emprego, uma vez que a Inteligência Artificial (AI) se tornará um positivo motivador, sustenta o Gartner. De acordo com a consultoria, até 2019, setores da saúde, do governo e da educação terão uma crescente demanda de empregos, enquanto a manufatura será atingida fortemente. A partir de 2020, a criação de empregos relacionados à Inteligência Artificial (AI) passará por uma transformação positiva, chegando a 2 milhões de novos postos de trabalho em 2025.

"Muitas inovações significativas no passado foram associadas a um período de transição de perda de emprego temporário, seguido de recuperação. Então, a transformação de negócios e a AI provavelmente seguirão essa rota. A Inteligência Artificial melhorará a produtividade de muitos empregos, eliminando milhões de posições de nível médio e baixo, mas também criará milhões de novas posições de habilidades altamente qualificadas, gerenciamento e até mesmo a variedade de nível de entrada e baixa qualificação", afirma Svetlana Sicular, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner.

"Infelizmente, as previsões mais pessimistas de perdas de emprego confundem a AI com a automação - que ofusca o maior benefício - uma combinação de Inteligência Humana e Artificial, em que ambos se complementam", diz Svetlana. Para o Gartner, os líderes de TI não devem apenas se concentrar no aumento líquido projetado de empregos. Com cada investimento em tecnologias habilitadas para AI, devem-se levar em consideração quais empregos serão perdidos, quais empregos serão criados e como irá transformar a forma como os trabalhadores colaboram com os outros, como tomarão decisões e como terão os seus trabalhos concluídos.

O Gartner identificou previsões adicionais relacionadas ao impacto da AI no local de trabalho:

Em 2022, um em cada cinco trabalhadores envolvidos na maioria das tarefas não rotineiras dependerá da AI para fazer um trabalho. A inovação foi aplicada em tarefas altamente repetitivas em que grandes quantidades de observações e decisões podem ser analisadas para padrões. No entanto, a aplicação de AI para um trabalho de menor rotina que é mais variável e, devido à menor repetitividade, começará a render benefícios superiores. É mais provável que a AI aplicada ao trabalho sirva para ajudar os seres humanos, ao invés de substituí-los, uma vez que as combinações de seres humanos e máquinas funcionarão de forma mais eficaz do que os especialistas humanos ou as máquinas orientadas por AI que trabalhem sozinhas.

"Usar a AI para gerar automaticamente um relatório de status semanal ou escolher os cinco principais e-mails em sua caixa de entrada não tem o mesmo fator surpreendente que, digamos, curar uma doença séria, e é por isso que esses usos práticos e de curto prazo passam despercebidos. As empresas estão apenas começando a aproveitar a oportunidade para melhorar o trabalho não rotineiro através por meio da Inteligência Artificial, aplicando-a a ferramentas de propósito geral. Uma vez que os trabalhadores do conhecimento incorporem a inovação em seus processos de trabalho como uma secretária virtual ou interna, os empregados robôs se tornarão uma necessidade competitiva", afirma Craig Roth, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner.

Até 2022, os esforços do varejista multicanal para substituir os associados de vendas através por meio da AI não terão êxito, embora o caixa e os empregos operacionais sejam interrompidos. Alavancar tecnologias como AI e robótica, os varejistas usarão automatização de processos inteligentes para identificar, otimizar e automatizar atividades intensivas em mão-de-obra e repetitivas que são atualmente realizadas por seres humanos, reduzindo os custos trabalhistas através mediante da eficiência da sede para centros de distribuição e lojas. Muitos varejistas já estão expandindo o uso da tecnologia para melhorar o processo de pagamento nas lojas. No entanto, a pesquisa sugere que muitos consumidores ainda preferem interagir com um associado experiente de vendas ao visitar uma loja, particularmente em áreas especializadas como material de construção, farmácias e cosméticos, onde os associados informados podem causar um impacto significativo na satisfação do cliente. Embora reduza o trabalho utilizado para o check-out e outras atividades operacionais, os varejistas terão dificuldade em eliminar os conselheiros de vendas tradicionais.

"Os varejistas serão capazes de fazer economias trabalhistas, eliminando empregos altamente repetitivos e transacionais, mas precisarão reinvestir algumas dessas economias em treinamentos que possam melhorar a experiência do cliente", afirma Robert Hetu, diretor de pesquisa do Gartner. "Como tal, a maioria dos varejistas poderá ver a AI como uma forma de aumentar as experiências dos clientes em vez de simplesmente remover humanos de todos os processos".

Em 2021, o aumento de AI gerará US$ 2,9 trilhões em valor comercial e recuperará 6,2 bilhões de horas de produtividade do trabalhador. Embora muitas indústrias recebam o crescente valor comercial da AI, a fabricação é uma que receberá uma grande parte da oportunidade de valor do negócio. A automação levará as economias de custos, enquanto a remoção de fricção nas cadeias de valor aumentará ainda mais as receitas, por exemplo, na otimização de cadeias de suprimentos e atividades do mercado.

No entanto, algumas indústrias, como a terceirização, estão vendo uma mudança fundamental em seus modelos de negócios, pelo que a redução de custos de AI e a melhoria da produtividade resultante devem ser reinvestidas para permitir a reinvenção e a leitura de novas oportunidades de modelos de negócios."A AI pode assumir tarefas repetitivas e mundanas, liberando humanos para outras atividades, mas a simbiose de humanos com AI será mais matizada diversificada e exigirá reinvestimento e reinvenção em vez de simplesmente automatizar as práticas existentes", afirma Mike Rollings, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

10/12/2018
Vivo usa call center e inteligência artificial para treinar bots

07/12/2018
CNJ cria laboratório de inteligência artificial para processo eletrônico

16/10/2018
Inteligência Artificial da Vivo atende 1 milhão de usuários ao mês

16/10/2018
NEC: corpo humano está virando a chave para falar com os sistemas

16/10/2018
Inteligência Artificial: perigo é olhar o presente e esquecer o futuro

20/09/2018
Caixa usa IA e serviço de voz do Google em serviço por smartphone

20/09/2018
Haroldo, o robô da defesa do consumidor, atendeu mais de 12 mil brasileiros

04/09/2018
SulAmérica adota Inteligência Artificial e reduz em 90% tempo médio de atendimento

31/08/2018
Natura avança com Inteligência Artificial para transformação digital

16/08/2018
Os robôs já chegaram ao centro de operações de Segurança

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a expatriação fortalece empresa e funcionários?

Por MarcosSantos*

O processo, que consiste em enviar profissionais para trabalhar na unidade da mesma empresa em outro país, promove uma troca de conhecimento entre a equipe da unidade estrangeira e novo colaborador, uma experiência enriquecedora de ampliação de  expertises e de uma nova atmosfera de trabalho.

Destaques
Destaques

América Latina é um celeiro de talentos para o Open Source

"Temos recursos surpreendentemente bons", diz Paulo Bonucci, General Manager da Red Hat na América Latina. Sobre a compra pela IBM, o executivo diz que a Red Hat se uniu com quem tem o DNA para atender o mercado corporativo.

Brasil despenca 12 posições em ranking mundial de proficiência em inglês

País passou ocupar a 53ª posição - estava em 41º - em ranking com 88 países, e que avalia o nível de proficiência no idioma de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas. Desempenho da América Latina piorou.

STF derruba TST e reafirma terceirização irrestrita

Plenário da Corte entendeu que é lícita a terceirização tanto para a atividade-meio como para a atividade-fim, mesmo nas operadoras de telecomunicações.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site