INTERNET

Anonymous brasileiro perde o foco nas ações de ciberativismo

Luiz Queiroz ... 09/02/2012 ... Convergência Digital

Ao proferir palestra na Campus Party 2012, evento que acontece esta semana, na capital paulista, sobre o tema "Ciberativismo Político: Separando o Joio do Trigo", o professor e doutor pela Universidade Federal do ABC, além de membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Sérgio Amadeu da Silveira, defendeu os ataques de negação de serviço (DDoS) que têm sido impostos pelo grupo Anonymous às grandes corporações e governos considerados "autoritários". Mas criticou a facção brasileira desse grupo que, ao longo da semana passada, realizou ações com o espírito de prejudicar a população.

"É legítimo o direito de manifestação, desde que você não invada a máquina de ninguém, desde que você não obrigue ninguém a fazer nada. Eu tenho o direito de fazer uma passeata na Avenida Paulista, na Esplanada dos Ministérios e também de fazer um protesto de negação de serviço contra os sites das grandes corporações e de governos que desrespeitam os direitos dos cidadãos", afirmou.

No entanto, Amadeu criticou a falta de foco da facção brasileira do Anonymous, nas ações de ciberativismo que vem empreendendo pela rede. Segundo ele, a suposta facção brasileira estaria indo na contramão do contexto mundial, que tem sido lutar contra grandes corporações e governos autoritários, esclarecendo a opinião pública sobre seus atos.

Ele se disse surpreso, após tomar conhecimento do ataque aos bancos, pois considerava que seria mais uma ação contra o capital financeiro e as grandes corporações. Mas um suposto membro do grupo explicou numa rádio que os ataques seriam direcionados aos cidadão brasileiros por serem "acomodados". "Eu não posso concordar com isso", explicou.

CDTV do portal Convergência Digital gravou os principais trechos da palestra de Sérgio Amadeu sobre o assunto, transmitidos via internet pela organização da Campus Party 2012. Assistam.


Decolar.com é multada em R$ 7,5 milhões

Multa foi aplicada pelo pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). Empreas é acusada de ter praticado diferenciação de preço de acomodações e negativa de oferta de vagas, quando existentes.

PMEs: mais de 50% usam Internet via cabo, com velocidades entre 1Mpbs a 10 Mpbs

Levantamento TICs Empresas 2017 mostra ainda que apenas 19% das PMEs vendem produtos via Internet no Brasil.

Proteste pede que Google e Facebook expliquem uso de dados no Brasil

Com a autorização do TSE para “impulsionamento” de conteúdo eleitoral, entidade cobra as condutas das redes para uso dos dados.

NIC.br ativa OpenCDN em Salvador

Cidade tem número expressivo de redes interligadas ao IX.br.  Em maio, tráfego nos IX bateu a marca de 5 terabits por segundo.

Comércio eletrônico no Brasil deixa de faturar R$ 407,2 mi com greve de caminhoneiros

Levantamento da Ebit diz que pouco mais de 860 mil pedidos deixaram de ser feitos pelos consumidores durante os 11 dias de paralisação dos caminhoneiros.

Revista Abranet 24 . maio-junho-julho 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 A Convenção Abranet 2018 reuniu, na Bahia, cerca de cem empresas de internet. As discussões foram além do dia a dia e abordaram aspectos como planejamento, inovação e estratégia.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G