INTERNET

Anonymous brasileiro perde o foco nas ações de ciberativismo

Luiz Queiroz ... 09/02/2012 ... Convergência Digital

Ao proferir palestra na Campus Party 2012, evento que acontece esta semana, na capital paulista, sobre o tema "Ciberativismo Político: Separando o Joio do Trigo", o professor e doutor pela Universidade Federal do ABC, além de membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Sérgio Amadeu da Silveira, defendeu os ataques de negação de serviço (DDoS) que têm sido impostos pelo grupo Anonymous às grandes corporações e governos considerados "autoritários". Mas criticou a facção brasileira desse grupo que, ao longo da semana passada, realizou ações com o espírito de prejudicar a população.

"É legítimo o direito de manifestação, desde que você não invada a máquina de ninguém, desde que você não obrigue ninguém a fazer nada. Eu tenho o direito de fazer uma passeata na Avenida Paulista, na Esplanada dos Ministérios e também de fazer um protesto de negação de serviço contra os sites das grandes corporações e de governos que desrespeitam os direitos dos cidadãos", afirmou.

No entanto, Amadeu criticou a falta de foco da facção brasileira do Anonymous, nas ações de ciberativismo que vem empreendendo pela rede. Segundo ele, a suposta facção brasileira estaria indo na contramão do contexto mundial, que tem sido lutar contra grandes corporações e governos autoritários, esclarecendo a opinião pública sobre seus atos.

Ele se disse surpreso, após tomar conhecimento do ataque aos bancos, pois considerava que seria mais uma ação contra o capital financeiro e as grandes corporações. Mas um suposto membro do grupo explicou numa rádio que os ataques seriam direcionados aos cidadão brasileiros por serem "acomodados". "Eu não posso concordar com isso", explicou.

CDTV do portal Convergência Digital gravou os principais trechos da palestra de Sérgio Amadeu sobre o assunto, transmitidos via internet pela organização da Campus Party 2012. Assistam.


Metalúrgica reduz R$ 1 milhão/ano em consumo de água com Internet das Coisas

CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) investiu em tecnologia para monitorar o consumo de água e reduziu o consumo de 3.146 para 52 metros cúbicos por mês.

Projeto na Câmara quer mudar o Marco Civil da Internet

PL 8221/17, do deputado Francisco Floriano(DEM/RJ) determina que a ordem judicial para retirada de conteúdo ilegal ou ofensivo de blogs ou outros sites mantidos por terceiros não precisa ter a indicação da URL – o endereço do link questionado.

Com domínio 'rio.br', o NIC.br termina a campanha Cidades.br

Os domínios "sampa.br", "curitiba.br", "poa.br" e "floripa.br" estão entre os DPNs mais populares. De acordo com o NIC.br, mais de 40 mil domínios de cidades já foram registrados, o que representa quase 8% da base de domínios sob o '.br', que não são '.com.br'.

"Nem todos os robôs utilizados na Internet são ruins", adverte o TSE

Segunda reunião do Tribunal Superior Eleitoral para tratar das chamadas fake news discutiu, entre outros temas, modelagem API ea criação de um ambiente virtual para receber denúncias e sugestões.

CGI.br: Multissetorialismo se mantém como base para a Governança da Internet

O CGI.br entregou as suas recomendações ao MCTIC para o aperfeiçoamento da estrutura da governança da Internet. Iniciativa reúne consensos entre os setores acadêmico, empresarial e terceiro setor. Há sugestões de mudança na estrutura do próprio Comitê Gestor.

Revista Abranet 23 . dez 2017 - jan/fev 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 Qual é a fórmula do sucesso? Boas práticas aplicadas por corporações bem-sucedidas sugerem um caminho a seguir. Entrevista com Tadao Takahashi. Discussão sobre a lei de proteção de dados avança. E mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G