Convergência Digital - Home

Empresas ainda desconhecem custos e benefícios de SaaS em cloud

Convergência Digital
Convergência Digital - 16/02/2012

A oferta de software como serviço (SaaS) entregue em cloud computing tem sido considerada uma das opções com melhor eficiência de custo para as empresas interessadas em desenvolver ou ampliar funções de business intelligence (BI).

Diante da demanda por maior capacidade computacional e dos desafios de construir suas próprias soluções analíticas, profissionais de TI normalmente escolhem SaaS, estimulados ainda pelos seus custos iniciais relativamente baixos.

Uma pesquisa do Gartner junto a 1.364 gerentes de TI e usuários de plataformas de BI revelou que aproximadamente 35% desses profissionais planejam utilizar ou já utilizam SaaS em cloud para complementar funções centrais de business intelligence.

James Richardson, diretor de pesquisa do Gartner, disse que apesar do crescente interesse, o mercado ainda está confuso sobre o que as soluções analíticas e o BI como serviços em nuvem oferecem e o que entregam de fato.

"SaaS e BI baseado em cloud são vistos como uma alternativa mais rápida, de menor custo e mais fácil de implementar, embora isso ainda não tenha sido comprovado na prática", salienta o executivo.

Embora os compradores normalmente achem que SaaS é mais barato, a realidade não é tão simples. A consultoria desenvolveu modelos para analisar custos de SaaS e descobriu que o software como serviço só é mais barato durante os cinco primeiros anos, mas oferece benefícios de longo prazo relacionados a fluxo de caixa e custos de TI reduzidos.

O SaaS, observa ainda a consultoria, também possibilita implantações mais rápidas e são uma boa alternativa quando a área de TI não consegue responder rapidamente a demandas de negócios.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis


Bradesco, Dataprev e Equinix são destaque em datacenter no Brasil
Organizações foram as vitoriosas da edição 2017 do DCD Awards da América Latina. Conheça os destaques da região no segmento de datacenters.
3ª Semana da Inovação 2017
Huawei se prepara para ser fornecedor de nuvem pública do governo

Empresa planeja se tornar um dos principais fornecedores de computação em nuvem do governo brasileiro, a partir do fortalecimento de uma estrutura local.


Destaques
Destaques

STJ condena compartilhamento de dados de clientes entre os bancos

Foi mantida a condenação do HSBC. Tribunal considerou abusiva cláusula que não permite ao correntista optar se quer ou não abrir mão de seus dados.

Confaz tributa software em nuvem e streaming como Netflix

Decisão foi tomada em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária. Regra entra em vigor a partir de março de 2018.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A IA traz emoção e empatia às "máquinas"

Por Eduardo Prado*

Imagine se as tecnologias – assistentes virtuais (tipo Alexa da Amazon), veículos autônomos, aparelhos de televisão, frigoríficos conectados, telefones celulares – estivessem cientes das suas emoções? E se elas percebessem o seu comportamento não-verbal em tempo real?

Empresas de TI ou organizações dependentes dela?

Por Paulo de Godoy*

Considerada parte do ‘guarda-chuva’ da Inteligência Artificial, a Machine Learning vem crescendo e ganhando força à medida que o volume de dados explode.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site