GESTÃO

Oi e compras na Internet lideram reclamações no PROTESTE

Da redação ... 07/03/2012 ... Convergência Digital
Compras na internet foram o que mais levaram os associados da PROTESTE Associação de Consumidores a buscar ajuda da entidade em 2011, com 8.760 queixas. O principal problema foi o descumprimento de oferta (produto não entregue). As empresas mais reclamadas nesta área foram Compra Fácil com 1.011 queixas e Americanas, com 989 registros.

A Oi, no entanto, segue como campeã, pelo segundo ano consecutivo, de reclamações.Foram feitas 1.342 reclamações, principalmente em relação aos serviços de internet banda larga fixa e 3G da Velox. Instabilidade no serviço, velocidade baixa, além da dificuldade para reinstalação do serviço em caso de mudança de endereço estão entre os problemas apontados.

E o Serviço de Atendimento ao Ciente (SAC), sustenta a PROTESTE, tem se mostrado incompetente para atender as demandas, descumprindo o decreto 6.523 (Lei dos SACs) que estabeleceu regras para atendimento mais ágil e eficaz. Os problemas com a má prestação de serviços de internet, como falta de disponibilidade do serviço ou velocidade diversa da contratada geraram 1.271 mil queixas em 2011 entre as diversas empresas.

Os cartões de crédito geraram 2.335 queixas, principalmente em relação a cobranças. Os elevados juros, encargos e taxas dos cartões de crédito no País fazem com que a dívida se torne impagável para muitos consumidores que usam o crédito rotativo. É o terceiro item mais reclamado perdendo apenas para vício do produto e compras na internet.

Problemas financeiros em geral somaram 5.435 queixas envolvendo além do cartão, renegociação de dívida leasing e financiamento. Entre as dez empresas campeãs no ranking se reclamações estão quatro bancos: Itaú ( que só perdeu para a Oi, com 1.168 queixas), Banco do Brasil, Santander e Bradesco

Problemas relacionados a financiamentos envolvendo cobranças indevidas e a dificuldade de renegociar o débito quando o cliente não consegue manter o pagamento em dia , estão entre os principais enfrentados pelo consumidor, quando o assunto são as instituições financeiras.

A exemplo das instituições financeiras as empresas de telecomunicações - Claro ficou em 5º lugar, a TIM ficou em 8º lugar e a Vivo, em 9º lugar -também ocupam quatro posições no ranking de reclamações. Na telefonia móvel os principais problemas são a dificuldade de cancelamento e portabilidade. veja a lista dos campeões das queixas dos consumidores.

eSocial e as mudanças nas obrigações trabalhistas

A Fenacon preparou um documento relatando as obrigações que serão extintas com a entrada em vigor do novo regime.

Anatel vai cortar serviços de TI e parte do call center por falta de dinheiro

Agência reclama do corte de um terço do orçamento de custeio e investimentos previsto para este ano. “Impossível trabalhar com esses limites”, reclamou o presidente Juarez Quadros.

Sem consenso, Congresso adia indicações para Conselho de Comunicação Social

Eunício Oliveira indicou diretor da Claro para uma das vagas da sociedade civil. Oposição ameaçou pedir voto nominal e sessão foi derrubada por falta de quórum.

Telebras: Conselho de Administração aprovou diretriz sem saber que era fraude

Ex-presidente da Telebras, Caio Bonilha, levou ao Conselho de Administração documento falso, com assinatura forjada do antecessor Rogério Santanna para impedir reajuste de gratificação de funcionários. Prejuízo causado aos trabalhadores pode chegar a R$ 13 milhões.

Corporações estão saltando as tecnologias para suprir a demanda de TI

A renovação do parque de TI - suspensa nos últimos três anos - se faz obrigatória e aponta para uma retomada dos negócios em 2017 na América Latina, sustentam Diego Majdalani, presidente para América Latina da Dell EMC Commercial, e Octavio Osorio, vice presidente para AL da Dell EMC Enterprises.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G