INOVAÇÃO

USP ativa supercomputador que fará 20 trilhões de cálculos por segundo

Da redação ... 14/03/2012 ... Convergência Digital

Ainda neste mês de março, a Universidade de São Paulo (USP) adquiriu e começa a colocar em funcionamento um supercomputador considerado um dos cinco mais rápidos do país. O equipamento foi comprado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e tem 2,304 mil processadores.

A máquina, cerca de 100 vezes mais rápida que o computador mais potente da universidade, consegue fazer 20 trilhões de cálculos por segundo e será usada pelos pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e do Núcleo de Astrofísica Teórica da Universidade Cruzeiro do Sul, entidade parceira do projeto.

“Esse computador nos coloca entre os institutos líderes do mundo para fazer computação de alta performance”, destaca a professora de Astronomia da USP Elisabete Dal Pino. O primeiro teste de cálculo feito com o equipamento já demonstrou o potencial da nova máquina. Com o computador antigo, o procedimento levava uma hora e meia. Usando apenas metade da capacidade do novo superprocessador, o teste levou um minuto e 57 segundos.

"[Com o computador] Você pode modelar [criar virtualmente um modelo baseado em teoria] uma galáxia, colisões entre galáxias, colisões entre estrelas. Pode modelar a morte ou nascimento de uma estrela. E pode comparar esses modelos com o que você consegue obter a partir de observações a partir de telescópios”, ressalta Elisabete. O supercomputador, que custou mais de R$ 1 milhão, terá 10% do tempo de seu funcionamento destinado à comunidade astrofísica do país.


Cloud Computing
HDS: o dado é o principal elo da transformação digital

Mais do que coletar os dados, as empresas querem, de forma imediata, dar valor a eles para gerar uma informação real ao negócio. "Fazer as aplicações falarem entre si é o desafio hoje", diz o vice-presidente de Soluções e Produtos das Américas da Hitachi Data Systems (HDS), Shawn Rosemarin.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Fintech lança serviço de transferência de dinheiro por chatbot no Facebook

Londrina TransferWise lança serviço quee permite o envio de dinheiro pelo Messenger. Modalidade não está disponível para os usuários do Brasil.

Brasileiros assistiram, em média, 6 horas e 17 minutos de TV em 2016

Estudo realizado em 15 regiões do país, mostra que as mulheres assistem mais TV do que os homens e que há uma retomada do público infantil e dos jovens.

Drones corporativos ganham escala e vendas vão quadruplicar em 2017

Expectativa é de que três milhões de unidades sejam comercializadas no mundo. Também há uma projeção de uma queda no preço, em especial, os voltados para as empresas, com uma redução de até 16,5%.

Petrópolis, no Rio de Janeiro, ganha novo Centro Tecnológico

Obras começam ainda neste primeiro semestre e unidade ficará ao lado do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

No Brasil, 64% das empresas não investem em Inovação

De acordo com o MCTIC, apenas 36% das companhias nacionais inovam e dessas somente 2,4% inovam para o mercado mundial. Para o IPEA, as políticas públicas não foram suficientes para estimular os investimentos em inovação no país.



  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G