INCLUSÃO DIGITAL

São José (SC) adota fibra óptica para ser Cidade Digital

Da redação ... 19/03/2012 ... Convergência Digital

A partir de 21 de março, como parte das comemorações do aniversário de fundação do Município, a população de São José poderá ter acesso à internet gratuita em vários novos pontos da cidade. O município é um dos primeiros do Estado de Santa Catarina a contar com um projeto de Cidade Digital, com o objetivo de oferecer à população vários serviços eletrônicos nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança e Administração, além de incrementar o desenvolvimento econômico da cidade.

O projeto São José Cidade Digital iniciou em 2009 e é composto por 18 subprojetos. A disponibilização da internet à população foi sendo realizada de forma gradual, a medida que o cabeamento, via fibra óptica, foi concluído, possibilitando, inclusive, a integração de serviços e órgãos da administração pública, dentre elas as escolas, creches, postos de saúde e secretarias.

Desde setembro de 2011, a Prefeitura já tem à disposição as “infovias” que permitem a interconexão de 116 localidades com acesso à internet de alta velocidade, desempenho e disponiblidade. “Além de promover a inclusão digital, a liberação dos novos pontos de internet grátis irão estabelecer um canal constante e dinâmico da Prefeitura com seus cidadãos”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Michel Schlemper.

Para viabilizar essa estrutura de comunicação, a Prefeitura firmou contrato, por meio de licitação pública, com a GlobalWave Telecom, que tem sede em São José. A empresa josefense ampliou sua rede de cabos de fibra óptica para atender a necessidade do Município, de serviço de comunicação de dados, com alta velocidade e disponibilidade. Foram investidos pela Globalwave cerca de R$ 2 milhões nesta expansão e agora toda São José conta com mais de 150 km de cabos de fibra óptica e que atende, além da Prefeitura, empresas de todos os portes, condomínios residenciais e comerciais.

A interligação de todos os órgãos municipais, desde setembro do ano passado, permite à Prefeitura Municipal o desenvolvimento de vários projetos da Cidade Digital, como monitoramento da frota de veículos da prefeitura, sistema de telefonia VoIP e comunicação, portal de compras eletrônicas, controle de acesso e ponto eletrônico, integração de serviços de saúde com prontuários eletrônicos e agendamento de consultas, integração da rede de ensino municipal com acompanhamento do desempenho dos alunos por pais, professores e secretaria de Educação, datacenter para armazenamento de informações e sistemas corporativos, acesso à internet por laboratórios de inclusão digital e profissional.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Palotina, no PR, investe em TIC para se transformar em cidade inteligente

Com pouco mais de 35 mil habitantes, a localidade está em processo de informatização da gestão pública e busca alternativa de investimentos para expandir a oferta de banda larga.

Telebras promete banda larga 10 vezes mais barata com novo satélite

Depois de roadshowm em São Paulo, estatal fará apresentações em Londres e Nova York para atrair competidores ao leilão da banda Ka que pretende realizar em 28 de agosto. 

Falta disposição política para criar cidades inteligentes no Brasil

Muitas prefeituras estão comprando tecnologia e criando uma 'torre de babel' dos seus sistemas, adverte José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital. "Esses dados não vão gerar informações, não vão melhorar a gestão pública. Eles são um gasto", acrescenta.

Oi: Quase 60% dos domicílios da nossa região não têm banda larga

Ao falar sobre a nova lei geral de Telecom e bens reversíveis, o presidente da Oi, Marco Schroeder, diz que se 'os bens reversíveis valem R$ 100 bi, e não valem, eu vou vender a minha parte".

450MHz: Relator propõe dois anos para que teles troquem satélite por rede na área rural

Conselheiro da Anatel, Otávio Rodrigues, entende que as dificuldades não impediam o uso da faixa de 450 MHz e que o uso de soluções por satélite constituem descumprimento ao edital do primeiro leilão 4G, de 2012.

Em São Paulo, 99,6% dos domicílios já assistem TV Digital

Para quem coordena a transição digital, números são evidência de que os brasileiros rapidamente se adaptam ao fim das transmissões analógicas. 



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G